domingo, 29 de maio de 2011

Cidades eliminam sacolas plásticas




As sacolas plásticas criadas para facilitar a vida do dia-a-dia estão definitivamente com seus dias contados. De salvadoras da pátria, ganharam status de vilãs do meio ambiente. O resultado são dezenas de prefeituras que começam a determinar a proibição da sacola plástica nos estabelecimentos comerciais.

A medida mais recente foi sancionada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A proibição das sacolas plásticas entra efetivamente em vigor em janeiro de 2012. Mas, durante esse período de adaptação, os estabelecimentos terão de fixar cartazes com a mensagem: "Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis". O texto foi aprovado na Câmara Municipal. Quem insistir em usar as sacolas pagará multa de R$ 50 a R$ 50 milhões, de acordo com o faturamento da loja infratora.

Outras 12 capitais já têm medidas restritivas à utilização das sacolas plásticas. O município de Jundiaí (Grande São Paulo, 50 km da capital) foi um dos precursores. Um acordo entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Prefeitura de Jundiaí, em julho do ano passado, substituiu as sacolinhas plásticas oxibiodegradáveis por sacolinhas produzidas com resina baseada em amido de milho.


Rio Grande

Em Rio Grande, como apresentado no caderno O Peixeiro publicado no dia 17 de maio, as sacolas plásticas estão causando transtornos até mesmo para quem trabalha com a reciclagem.

Segundo a tesoureira da Associação de Catadores de Lixo do Rio Grande (Ascalixo), Claudete Porciúncula, não tem mais comércio para reciclar esse material, ninguém quer comprar.

Fonte: jornal agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário