quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Candidatos têm até hoje para entregar documentos


No primeiro dia para apresentação de títulos de especialização, mestrado ou doutorado, os candidatos às vagas de professores do Estado formaram longas filas no Centro Administrativo. Os futuros docentes vieram de todas as localidades Estado para apresentar documentos que podem garanti-los na frente dos concorrentes na colocação final do certame. Para isso, tiveram que enfrentar longas filas por mais de três horas em meio ao calor e à falta de estrutura de banheiros e água. O diretor da Escola de Governo - instituição responsável pela organização dos concursos públicos do Executivo -, Giovani Carvalho, diz ter sido pego de surpresa com a quantidade de candidatos que apresentaram documentos de especialização.

"Achávamos que cerca de 20% dos 13,5 mil candidatos aprovados na primeira fase do concurso viessem apresentar esses documentos. A quantidade de pessoas hoje [ontem] aqui nos surpreendeu. Estamos estipulando que quase 40% dos candidatos possuam alguma especialização que podem lhes garantir uma melhora na classificação", disse Giovani Carvalho. Ontem, vinte e cinco  pessoas prestavam apoio no recebimento dos documentos. Para hoje, a previsão é que a quantidade seja aumentada para 34. O procedimento está sendo feito na Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), no Centro Administrativo.

As pessoas se protegiam do sol do que jeito que podiam. Na fila, alguns aproveitavam as sombras de árvores, enquanto outros improvisavam com pastas, papelões e até mesmo lençóis. Um grupo saiu de Caicó às 4h da manhã de ontem para ter condições de entregar os documentos e se protegia com um lençol enquanto esperavam a vez.

O diretor Giovani Carvalho esclareceu que a centralização em Natal ocorreu para agilizar a atividade. "Teríamos que montar a estrutura no interior, o que atrasaria a análise por parte da empresa responsável pelo concurso, Cesgranrio", informou. Segundo ele, também há a preocupação com o sigilo e a segurança das informações repassadas.

De acordo com informações da coordenadora de recursos humanos da Secretaria Estadual de Educação, Ivonete Bezerra, o prazo para apresentação de títulos pode ser prorrogado caso haja necessidade. A expectativa é que o concurso seja homologado no dia 28 de fevereiro e 3.500 professores nomeados para trabalhar já no começo do período letivo, em março. Bezerra declarou que os títulos tem influência direta na ordem de classificação e, consequentemente, na nomeação dos aprovados.

O quadro de títulos a serem apresentados é composto por Diploma ou Certificado/Declaração de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização (incluem-se os cursos designados como MBA), com carga horária mínima de 360 horas (acompanhado do histórico escolar); diploma ou Certificado/Declaração de conclusão de mestrado (acompanhado do histórico escolar); diploma ou certificado/declaração de conclusão de doutorado (acompanhado do histórico escolar). Todos na área específica a que o candidato concorre.

Fonte:tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário