domingo, 17 de junho de 2012

Redes Sociais Exposição exagerada pode prejudicar usuários



Isaac Ribeiro
repórter

Imagine você ter uma casa cheia de janelas e portas abertas para a rua, onde qualquer deslize pode expor sua intimidade a quem passa na calçada. Mesmo que a pessoa não queira lhe ver, você estará à mostra. E resguardar-se depende só e unicamente de suas ações. As redes sociais funcionam mais ou menos dessa forma. Se você não estabelece critérios no que posta, pode acabar se prejudicando, seja nas relações pessoais e até mesmo nas profissionais. Como essas ferramentas são relativamente novas, do início dos anos 2000, ainda existe muita gente sem saber o real alcance e possíveis consequências de suas postagens.

Facebook, Twitter, Orkut, Flickr, Tumblr, Linkedln; cada rede tem seu propósito, sua forma de uso e sua utilidade, seja apenas para socializar, postar preferências pessoais, dicas e opiniões; ou para uso profissional, no caso de empresas, blogueiros ou setores de recursos humanos.
Rodrigo SenaRedes sociais são relativamente novas e isso faz com que alguns usuários não saibam alcance do que postam 
Redes sociais são relativamente novas e isso faz com que alguns usuários não saibam alcance do que postam

Mas há quem publique qualquer espirro dado, uma simples ação doméstica, um conflito pueril, a dúvida cruel de qual roupa usar... Outros, sem noção do quão distante seu comentário pode chegar, exageram em críticas, denúncias infundadas (ou não), lamentos, sem medir nada, sem usar da ética e do bom senso. E o fazem constantemente. Exposição excessiva é o resultado.

Mas aí é que está a questão: deve haver limites, algum tipo de controle, manual de conduta para apontar o "certo" e o "errado"? Há defensores para os dois lados. Até que ponto postagens no Facebook e no Twitter - as redes sociais mais acessadas - funcionam como um espécie de divã virtual?

A psicóloga Jemima Morais Veras percebe que algumas pessoas, de tão carentes e solitárias, precisam compartilhar na web detalhes de suas vidas como se estivessem numa pracinha, nas calçadas da sua rua ou num clube, falando apenas para seus colegas. "Elas precisam de pessoas, de serem vistas, ouvidas, compreendidas. Outras, sim, são egocêntricas, gostam de se exibir, criam uma personagem que atua em função da imagem desejada", comenta ela.

Sobre reclamações de postagens   com "inutilidades" ou coisas do tipo,  Jemima lembra que  isso pode acontecer porque  nem sempre adiciona-se os amigos mais próximos. "Não é fácil estar conectado diariamente a tantas pessoas. Alguns têm mais de mil amigos, imaginem só... e cada um deles com outros duzentos, trezentos, oitocentos amigos. Impossível não ter algum conflito, achar que são agressivos, inconvenientes, arrogantes."

O próprio criador do Facebook, Mark Zuckerberg, tem refletido sobre o controle de informações de cada usuário, principalmente com relação às ferramentas de de manutenção de privacidade. "Algumas pessoas não compreendem como suas informações pessoais são usadas e se preocupam que sejam utilizadas de maneira que não desejam", declarou certa vez.

Mas a exposição excessiva e sem critérios nas redes sociais pode trazer também prejuízos profissionais. Vez por outra, um caso de demissão por justa causa, motivada por uso inadequado das redes sociais no trabalho, aparece no noticiário.

O que se posta nas redes pode ser definidor também para quem está em busca de emprego. Há recrutadores de Recursos Humanos que, em caso de empate por uma vaga, tem o perfil do candidato no Facebook analisado. Nesse caso, fotos de farras e bebedeiras podem ser cruciais.

Redes sociais são reflexo da vida real

A maioria das pessoas se comporta nas redes sociais de modo parecido como o fazem em suas próprias vidas, seja com parentes ou amigos. É o que percebe a psicóloga Jemima Morais Veras. E, dessa forma, acabam utilizando o espaço virtual para postarem suas questões; dores, mágoas, dúvidas.

"Elas falam de si mesmas, de como se sentem, do que fizeram, do vão fazer, enchem as páginas com mensagens prontas. Elas são assim. Talvez na vida real não encontrem tanto espaço, nem tenham tantos amigos. Então, na rede social elas vão satisfazer as necessidades de interagir, de serem ouvidas", analisa a psicóloga.

Ela cita também as pessoas que gostam de compartilhar experiências e informações nas redes. "Elas vão falar de uma viagem realizada, colocando a emoção que sentiram, mas também vão dar dicas, fazer críticas e elogios, dar sugestões... ela quer socializar, informar."

Mas, por outro lado, ela acredita haver pessoas que ainda não sabem o alcance do que postam nas redes sociais. Para Jemima, esse tipo de entendimento é algo matemático, lógico, e que é necessário pensar assim para entender a real dimensão que esse tipo de site tem.

"Acho que algumas pessoas são carentes e solitárias e precisam compartilhar sua vida como se estivessem numa pracinha, nas calçadas da sua rua, num clube... Elas precisam de pessoas, de serem vistas, ouvidas, compreendidas. Outras, sim, são egocêntricas, gostam de se exibir, criam uma personagem que atua em função da imagem desejada", diz Jemima.

Se você reclama de postagens agressivas, inconvenientes, arrogantes, é melhor rever os seus contatos. Cada um, na verdade, forma sua própria linha do tempo ao escolher com quem dividir mensagens. A internet é, sim, um espaço democrático, mas ninguém é obrigado a conviver com o que não gosta. Citando liberdade de expressão, Jemima Morais acha que algumas pessoas poderiam reservar suas postagens de gosto duvido para seus próprios blogs pessoais.

"É importante que todos, nas redes sociais, tenham liberdade de expressão, mas que não imponham ao outro as suas exposições. É necessário que haja sensatez", comenta Jemima.

Já o jornalista e pesquisador Antonino Condorelli tem algumas restrições a limites impostos ao que se é postado nas redes sociais, mostrando-se também reticente a manuais de conduta. "Acho que os limites, se existem, são desenhados - e redesenhados - o tempo todo pelas próprias interações que nascem na rede e não tem como defini-los a priori."

Condorelli também não aceita muito bem o termo "egocentrismo" quando o assunto é redes sociais. E questiona se compartilhar opiniões sobre acontecimentos sociais e políticos nas redes sociais, tornando público o próprio pensamento, é uma atitude egocêntrica. Ou se dividir as próprias experiências pessoais de engajamento social, sentimentos, amizade, sexo, trabalho ou construir novas experiências desse tipo a partir das interações tecidas na net é egocentrismo.

"As pessoas sempre tiveram o anseio de compartilhar e o de se exibir, de afirmar seu eu e de trocar idéias, experiências, emoções, informações com os outros: as duas tendências convivem e se compenetram. São complementares, não antagônicas."

Já a psicóloga Jemima Morais se diz a favor de limites nas redes sociais. "Concordo, sim, que tenha um código que ofereça um contorno, um norte, um limite que pontue aquilo que é aceitável ou não. Acredito que vivemos uma época onde ainda nem resolvemos essas questões da ética virtual. Ainda estamos tentando entender o que está acontecendo, mas precisamos correr por que é tudo muito rápido e a cada dia surgem novas possibilidades."

"Web está em constante redefinição"

- Algumas pessoas parecem não ter noção do alcance do que se é postado nas redes sociais. A que atribui o excesso de exposição pessoal na internet?

Sinceramente, não saberia dizer se existe esse tal "excesso". Acho que a questão é mais complexa do que parece ser a primeira vista e não pode ser tratada em termos dicotômicos: público versus privado, egocentrismo versus compartilhamento. Ao falar da Internet costumamos pensar em um lócus imaterial habitado por sujeitos que nele interagem, o que fica evidente na expressão "ciberespaço", mas me parece que mais do que um espaço a web possa ser concebida como uma teia de relações, algo fluido, em constante redefinição. São as próprias relações digitais - um híbrido de pensamento, emoções, anseios, desejos, aspirações, frustrações, neuroses, fantasmas humanos e próteses tecnológicas - que definem (e redefinem) constantemente tanto os fenômenos que delas emergem como os sujeitos que delas participam. A rede é simultaneamente pública e privada, fortalece o ego individual e o abre para o mundo, é fútil e engajada, alienante e participativa e são suas interações que reconfiguram o tempo todo as fronteiras entre esses domínios. Por isso, como falei, eu não saberia dizer exatamente se realmente acho que exista algum "excesso de exposição pessoal".

- Há uma forma padrão ou, digamos, um comportamento mais aceitável para as redes sociais? Concorda com manuais ou códigos de conduta ou o crivo fica por conta de cada pessoa?

Não concordo com manuais e regras que visem pré-direcionar as interações digitais a partir de padrões de comportamento concebidos a priori por alguma instituição, empresa ou organização de outra natureza. Acredito, isso sim, na necessidade de construirmos coletivamente, dialogicamente, de maneira horizontal, participativa e colaborativa - modalidades de interação que a web 2.0 favorece - a partir de trocas e discussões que aconteçam simultaneamente dentro e fora da rede orientações (não normas, que é algo muito rígido que não coaduna com a natureza da Internet) de conduta compartilhadas. Ou seja, o crivo não fica por conta de cada pessoa, mas tampouco por conta de alguma organização que pré-defina como devem ser usadas as redes sociais: quem define seu uso é a interação, o envolvimento, a participação dos sujeitos que as fazem. Um exemplo claro são as mobilizações de indignados que aconteceram em diversas partes do mundo a partir de interações entre cidadãos nas redes sociais: nem o Facebook, nem o Twitter e outras redes utilizadas previam, nem muito menos prescreviam, determinadas formas de uso que foram literalmente "forjadas" pelos participantes desses movimentos a partir de suas interações.

- Como perceber, analisar e distinguir a exposição egocêntrica do compartilhamento colaborativo?

As fronteiras entre os dois conceitos são muito tênues, se é que as têm: a participação em uma ação coletiva pode estar impregnada de motivações egoístas, satisfazer determinadas necessidades de exposição; ao mesmo tempo, expor opiniões pessoais com o único propósito de torná-las públicas, sem estar envolvido em algum projeto colaborativo, pode originar movimentos coletivos, discussões, trocas, partilhas. Por isso, não acho que se possam definir critérios abstratos para distinguir o que seria "exposição egocêntrica" de "compartilhamento colaborativo". Geralmente, na hora de postar, curtir, retuitar, compartilhar algum conteúdo costumo me perguntar se aquilo pode ter alguma relevância para outra pessoa, para um grupo, para a sociedade, se pode fazer a diferença para alguém, despertar alguma curiosidade, estimular alguma discussão... Ainda assim, esse julgamento está condicionado pela minha visão de mundo, os meus desejos conscientes e inconscientes, o meu modo de ser, de pensar e de agir. Por isso, realmente não vejo como distinguir tão drasticamente egocentrismo e atitudes colaborativas.

Jovens buscam aceitação

A busca pelo reconhecimento e pela aceitação sempre foi característica do comportamento dos jovens. Só que antes você ou era o corajoso da escola, o bom atleta do ginásio ou o cabeça da faculdade. Essa é a reflexão que a jornalista e analista de mídias sociais Gabriella Fonseca faz em comparação a este nosso tempo de exposição de valores no mundo virtual. "Com as redes sociais você não precisa 'ser', basta 'aparentar'.  Ponha uma foto legal, levante assuntos polêmicos, mostre como sua vida é perfeita e pronto: torne-se uma celebridade nas redes sociais."

Para ela, o fato de as novas gerações já terem nascido "conectadas" faz da exposição nas redes sociais algo considerado normal. E assim ela considera  querer compartilhar fotos, alguns sentimentos e conhecimentos. "Mas, sinceramente, não entendo o porquê de alguém postar que acordou, ou que está indo tomar banho para ir para a aula ou dar 'bom dia' ao se logar no facebook. Facebook não é elevador para você entrar e dar bom dia aos outros. É muita falta se simancol."

Na opinião de Gabriella, as postagens polêmicas, de racismo, machismo ou qualquer outro tipo de preconceito refletem a falta de noção de algumas pessoas sobre o alcance de suas ações nas redes sociais. "As pessoas acham que por estarem em um país livre, podem falar o que querem. E até podem, desde que assumam as responsabilidades das suas palavras. Falta entenderem que 'a internet' é um plano também, 'real' sim, e o que se fala, se paga."

Ela diz conhecer várias pessoas com esse perfil. Até mesmo entre seus amigos há aqueles que encontraram nas redes sociais um espaço para "aparecer". Para Gabi, como é mais conhecida entre os colegas, é provável que eles tenham a vida chata, vivam todos sempre conectados e não dão um passo sem dizer pra onde vão, pedem sempre opinião sobre o que vestir, o que comer... "Não me entendam mal, fazer isso de vez em quando é normal. Mas sempre, sempre, sempre, já é vício. Isso me dá a sensação de que se você não se expor, não estarão lhe vendo e consequentemente, você não existe."

Gabi acredita ser possível mostar sua personalidade, ser você mesmo, expressar suas opiniões, sem se tornar um escravo das redes. Para ela, esse tipo de alienação é tão ruim quanto a promovida pela programação da tevê aberta. Ela questiona alguns valores e dá o seu conselho: "O quanto do que você expõe nas redes sociais é você mesmo? Se você tiver triste não é melhor sair, pegar um cinema, passear na praia... do que ficar chorando na internet? Mexa-se, viva. Você não sabe quando será "desplugado" de vez, aproveite longe dessas telas de LCD."

Fonte:tribunadonorte.com.br

Um comentário:

  1. achei o texto interessante,trta um assunto que e´ muito importante mas quase ninguem da a devida importancia.

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