quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sede do Sinte-RN é invadida por componentes das chapas de oposição


A sede estadual do Sinte-RN foi invadida no final da tarde de ontem por componentes das chapas 2 e 3 que fazem oposição à atual diretoria. Entre gritos e ameaças, eles invadiram as principais dependências do Sindicato, inclusive a sala da Comissão Eleitoral e da diretoria de administração e finanças.
O controle remoto do portão de acesso ao estacionamento interno foi tomado à força por um membro da Chapa 2 e uma cadeira foi colocada para impedir o fechamento da porta do Sindicato. Todo o trabalho de organização das eleições ficou paralisado. “Além da agressão que sofremos, foi desrespeitoso ver pessoas estranhas à nossa categoria, invadirem nosso Sindicato.”, lamenta Luzinete Leite, diretora de Administração e Finanças.
A principal exigência dos opositores era a disponibilização de 16 carros para transportar as urnas, cada um deles com representantes das chapas. Tudo isso a ser pago pelo Sindicato. Eles exigiam também que seus representantes assumissem a coordenação do processo eleitoral nas Regionais. A presidente da Comissão Eleitoral, Luzia Luzinete, esclareceu que a exigência foi recusada por que a coordenação das eleições é uma atribuição exclusiva da Comissão Eleitoral, eleita pela categoria em Assembleia.
Quanto aos 16 carros exigidos, Luzinete Leite mostrou que todo o trabalho poderia ser realizado com apenas quatro veículos. Já a exigência de pagar diárias para os representantes das chapas foi recusada por que a diretoria entende que as despesas das chapas devem ser assumidas pelas próprias e não pelo Sindicato. “O Sindicato vai pagar apenas as diárias dos mesários que vão apurar os votos, as chapas devem arcar com suas despesas. Não vamos desperdiçar dinheiro da categoria para cobrir interesses políticos.”, declarou Luzinete.
O clima de tensão perdurou até a meia-noite. A direção do Sindicato precisou convocar a Assessoria Jurídica para negociar com os advogados das chapas. No final, ficou negociado que serão necessários apenas quatro veículos para a tarefa. Também ficou acordado que cada chapa seria responsável pelas diárias e transporte dos seus fiscais. “Venceu o bom senso e a responsabilidade para com as finanças da categoria”, avalia Luzinete.
Apesar da solução negociada, o tumulto acabou causando prejuízo ao andamento do processo eleitoral. O enviou das urnas acabou sofrendo atraso de pelo menos duas horas. Com isso as Regionais mais distantes receberão as urnas já tarde da noite.
Como funciona
As urnas vazias saem da sede do Sinte-RN acompanhadas por um representante de cada chapa e é levada até a Regional. Lá chegando, é colocada em um armário que, por sua vez, é lacrado na presença dos representantes das chapas. O armário só pode ser aberto no dia da eleição e na presença dos mesários de cada chapa. Caso o lacre seja violado a urna é impugnada.

Fonte:sinte-rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário