sábado, 3 de dezembro de 2011

Audiência pública discute Emenda de Iniciativa Popular

 Enquanto o padre e o pastor contavam os votos, o vereador Mago de Miro esperava ansiosamente o resultado.
 Apesar da oportunidade dada, a presença de populares foi pequena.
 Os presentes ouviram atentamente a defesa das propostas.
Como era um tema importante, eu não podia deixar de expressar a minha opinião.

Hoje, dia 03 de Dezembro de 2011, a câmara municipal de Santana do Matos viveu um momento histórico. Pela primeira vez a democracia foi colocada em prática e os cidadãos santanenses puderam de fato votar e tomar uma decisão importante para o município, sem depender da boa vontade dos vereadores. Através da Emenda de Iniciativa Popular os cidadãos santanenses puderam ter voz e voto para escolher entre seis ações pré-determinadas pelo governo federal para investir e minimizar problemas da saúde pública.
Entre as ações estavam a estruturação da rede de serviços de atenção básica de saúde, a implantação de melhorias sanitárias domiciliares para prevenção e controle de doenças e agravos, a Implantação e melhoria de sistemas públicos de abastecimento de água, a Implantação e melhoria de sistemas públicos de esgotamento sanitário, a implantação e melhoria de sistemas públicos de manejo de resíduos sólidos, e Serviços de atenção às urgências e emergências na rede hospitalar.
Entre as seis propostas, as três últimas chamaram mais a atenção e o interesse dos santanenses presentes, sendo que a última ação era a preferida do poder executivo. Mesmo estando presente um grande número de pessoas ligadas à secretaria de saúde e ao prefeito municipal, que preferia que o recurso de 500 mil reais fosse investido na estruturação do hospital, o que sem dúvida, é uma necessidade local, 69 pessoas votaram a favor da ação de implantação e melhoria de sistemas públicos de manejo de resíduos sólidos, enquanto 49 votaram na ação de serviços de atenção às urgências e emergências na rede hospitalar e 03 pessoas votaram na implantação e melhoria de sistemas públicos de esgotamento sanitário.
Todas as propostas eram boas para a saúde da população de Santana do Matos, mas ao meu ver, a proposta de manejo dos resíduos sólidos, que foi a escolhida pela maioria dos presentes, realmente é a ação que mais merece ser realizada de imediato em nosso município, visto que melhorar a qualidade do atendimento no hospital é extremamente necessário, mas investir num destino melhor para o lixo resolve ou pelo menos minimiza, os problemas da saúde, prevenindo doenças, mantém a cidade limpa e mais agradável, minimiza os problemas ambientais e ainda dá uma melhor qualidade de vida para as pessoas e gera renda para a população.
Agora será preparado um projeto para desenvolver essa ação de melhoria de sistemas públicos de manejo de resíduos sólidos, que deverá ser implantado em Santana do Matos a partir de 2012, e esperamos que esse recurso de 500 mil reais seja utilizado da melhor maneira possível para minimizar o problema do lixo na nossa cidade. De qualquer forma, essa audiência pública foi especial e histórica para a população de Santana do Matos, pois pela primeira vez o povo pode decidir em que iria ser gasto um recurso, sem depender da boa vontade de um político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário