segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Maioria dos eleitores do Pará rejeita proposta para dividir o Estado



Paraenses comemoram vitória do Não 

Raimundo Paccó/11.12.2011/AE

Eleitores contrários à divisão do Pará comemoram a vitória do "não" em Belém;
66% rejeitaram criar Tapajós e Carajás

Os eleitores do Pará foram às urnas no domingo (11) e disseram não à proposta que criaria os Estados de Carajás e Tapajós. O resultado foi confirmado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mesmo antes do fim da apuração dos votos.
A contagem dos votos foi concluída na madrugada desta segunda-feira (12), quando a Justiça Eleitoral confirmou que 66,6% dos eleitores rejeitaram a ideia de criar o Estado de Carajás e 66,08% dos que foram às urnas disseram “não” à fundação de Tapajós.
Os eleitores tiveram de responder “sim” ou “não” a duas perguntas: uma sobre a criação de Tapajós e outra sobre a criação de Carajás. Cerca de 4,8 milhões de eleitores paraenses estavam aptos a votar no plebiscito, que ocorreu entre as 9h e as 18h (horário de Brasília). Porém, segundo o TSE, 25,71% dos eleitores não compareceram às urnas.
Como a maioria foi contra a proposta, o Congresso Nacional deverá arquivar o tema.
O eleitor cujo domicílio eleitoral é no Pará, mas que não pôde participar da votação, terá de justificar a ausência no plebiscito até o dia 9 de fevereiro de 2012 em qualquer cartório eleitoral do país. Aqueles que deixaram de votar terão de pagar multa estipulada pela Justiça Eleitoral. Caso contrário, correm o risco de não poder se inscrever em concursos públicos ou tomar posse em cargo público, receber salário, participar de concorrência pública. Quem não justificar a ausência também pode ter dificuldade em obter empréstimo, tirar passaporte e renovar matrícula em estabelecimento de ensino público.

Fonte:R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário