terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Fiéis comemoram Dia de Santa Luzia nesta terça-feira

Festas e procissões marcam o dia em algumas paróquias. A Santa é considerada pelos católicos a protetora dos olhos.

Por Gerlane Lima



Nesta terça-feira a Igreja Católica comemora o Dia de Santa Luzia, que é considerada pelos católicos a protetora dos olhos. A festa religiosa acontece em várias regiões do País.

Aqui no Rio Grande do Norte, a Santa é padroeira de Mossoró. Os milhares de fiéis da cidade, de outros municípios do RN e ainda devotos oriundos de estados vizinhos participam hoje, 13, do último dia da programação da Festa de Santa Luzia 2011.

Na estimativa da Diocese de Mossoró, cerca de 120 mil pessoas participarão da tradicional procissão em homenagem à padroeira dos mossoroenses. Os fiéis caminharão pelas ruas da cidade para agradecer e renovar os votos de fé com a Virgem de Siracusa.

O vigário-geral da Diocese, padre Flávio Augusto, revela que a expectativa de participação do público na procissão de Santa Luzia deste ano varia entre 100 e 120 mil pessoas. O vigário-geral destaca ainda que caravanas de fiéis de outros estados já confirmaram presença na atividade final de homenagem a Santa Luzia.

Aqui em Natal, a Paróquia de Santa Luzia fica no Loteamento Boa Esperança, Zona Norte. As comemorações tiveram início no dia 03 e encerra hoje com procissão às 18h e em seguida a missa solene.
 
O Mossoroensse


De acordo com o diácono da comunidade, José Alberto, a festa atrai católicos de comunidades vizinhas e devotos de toda a cidade que não deixam de prestigiar a protetora dos olhos.

Conheça a história de Santa Luzia:

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão.

Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimento por que passaria, como Santa Ágeda.

Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício aos deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".
 
Fonte:nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário