quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SANTANA DO MATOS

 Tenente Amorim fala sobre as leis de trânsito.
 participantes da plateia ficaram pacientemente até o fim, mas apenas alguns usaram a palavra.
Vereador Washington pede flexibilidade nas exigências para não prejudicar população carente e economia municipal.
 Dr. Luciano expôs dados sobre os acidentes, deu sua opinião sobre o assunto e foi bastante elogiado pelo seu pronunciamento.

O moto-taxista Francimar representou a categoria e relembrou o companheiro "Bibi", morto em acidente há poucos meses.


Devido o grande número de acidentes de trânsito em Santana do Matos, a Secretaria de Saúde  do município idealizou a SEMANA MUNICIPAL PELA REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO, programada para acontecer de 19 à 22 de Dezembro de 2011. Com o objetivo principal de mobilizar a comunidade em busca de mudanças e soluções que tragam mais segurança no trânsito, essa semana começou com uma audiência pública sobre o trânsito e os acidentes automobilísticos em Santana do Matos.
Nessa audiência fizeram parte da mesa, presentes representantes do poder executivo, legislativo e judiciário, além de representante do Hospital Dr. Clovis Avelino e dos moto taxistas. Na plateia, que foi aberta a todos, em meio a população em geral, estavam vários servidores da área da Educação e da Saúde, que participaram educada, paciente e ativamente das discussões.
A audiência teve início com uma excelente demonstração e explicação dos dados estatísticos dos acidentes automobilísticos ocorridos na cidade nos últimos anos e registrados no Hospital Dr. Clóvis Avelino, pelo médico Luciano Barros ( Dr. Luciano), que alertou a população para a necessidade de se usar capacete, cinto de segurança, não se dirigir embriagado ou sem habilitação. Após a fala de Dr. Luciano, o Tenente Amorim de Caicó, responsável pelo setor de trânsito, elogiou a exposição do médico santanense e passou informações sobre as leis de trânsito, que segundo ele, como já foram feitas várias blits educativas em nossa cidade, agora é hora de endurecer na fiscalização e na exigência do cumprimento das leis. Após pronunciamento do vereador Washinton Luis, que pediu mais flexibilidade na exigência do cumprimento das leis de trânsito quanto a cobrança da documentação em dias para os veículos e da habilitação, visto que a nossa população é pobre e o exigência rigorosa dessa lei prejudicaria a economia do município e a vida de muita gente.
Entendendo o pedido do vereador, o Tenente informou que não abrirá mão de cobrar o uso de capacete, assim como não aceitará menores dirigindo veículos, caindo a responsabilidade para os pais ou quem ceder veículos a menores de idade, nem permitirá que pessoas alcoolizadas dirijam veículos, sendo esses dois últimos casos considerados crimes e cabendo a polícia militar também o direito de prender em flagrante os infratores. Já quanto a ter a documentação do veículo em dias e ter a carteira de habilitação, o Tenente afirmou ainda se poder ter mais tolerância.  
Mais algumas pessoas se pronunciaram, a discussão foi proveitosa, e espero agora que as medidas sugeridas sejam aplicadas na prática, a população se conscientize e respeite as leis, para que possamos ter um trânsito mais seguro.  

Um comentário:

  1. Só ta avendo isso porque o prefeito permite

    Todo interior pegueno todo mundo SABE E CONHECE, anda-se sem abilitação e com veiculo atrazado!

    PQ N SÓ COBRAR CONDUTOR CONDINDO VEICULO ALCOLIZADO SEM CAPACETE E SEM DOCUMENTAÇÃO???

    NA MINHA OPINIÃO ISSO BASTAVA!!!

    PORQUE ESSES SANTANENSES N VÃO TER CONDIÇÕES DISSO N
    ANUM SER Q O PREFEITO BANQUE TUDO!!!

    ResponderExcluir