sábado, 1 de setembro de 2012

Alunos de São José de Mipibu vivem a magia da arte


Composta por professores e alunos do Colégio Marista de Natal, a Caravana Marista de Cultura arma o "circo" neste final de semana em São José de Mipibu, distante 30 quilômetros de Natal.  Esta será a segunda edição do evento este ano. A programação prossegue até amanhã, domingo 2 de setembro. A  primeira edição foi realizada em Passagem (RN), no último mês de junho.
 DivulgaçãoCaravana Marista de Cultura movimenta a juventude das cidades, como em Passagem (RN) 
Caravana Marista de Cultura movimenta a juventude das cidades, como em Passagem (RN)

Para a secretária de Educação do município, a Caravana tem uma "importância imensurável, não só para os estudantes, mas para a sociedade em geral". A imersão no mundo da arte e da cultura, segundo ela, é uma rica experiência para quem não tem a oportunidade de ser inserido neste universo. "Receber esta Caravana será uma oportunidade ímpar para a cidade. Vai incentivar crianças e jovens a trocar experiências através da arte e da cultura", afirma.

 A Caravana "é um intercâmbio cultural entre a cidade do interior e a nossa escola", na leitura do Irmão Nilton Dourado, diretor do Marista de Natal. "A Caravana Marista de Cultura é a forma de socializarmos os nossos bens culturais, levando alegria, sorrisos e arte através das treze oficinas artísticas, quinze espetáculos e o cortejo cultural", reforça Carlos Henrique, coordenador de Arte e Cultura do Marista de Natal e idealizador do projeto.

Ainda segundo Henrique, a Caravana conta com 80 artistas, entre estudantes e professores, nas áreas de dança, música, teatro e artes visuais. Em São José de Mipibu, a delegação ficará hospedada numa escola do centro da cidade e terá todo o apoio da prefeitura e da Paróquia local, através do Padre Matias, pároco de São José de Mipibu. A programação estava prevista para começar ontem, sexta-feira, às 19h, com vários espetáculos dos grupos artísticos do Marista de Natal.  Durante todo o fim de semana estão programadas oficinas culturais e apresentações destes grupos de arte e cultura da instituição de ensino: companhia de teatro Habeas Ars, grupo de Dança Popular, companhia de Dança Contemporânea Les Bavard's, Banda Adonai, Orquestra Armorial e grupo Strike de dança de rua. "Será um fim de semana especial para nós, do Colégio Marista de Natal, e para São José de Mipibu", ressalta Carlos Henrique.

"Nosso principal objetivo com a Caravana é levar cultura para o interior do Estado, despertar o interesse em quem não tem acesso ao teatro, à música, à dança e às artes visuais, nossas atividades principais no colégio durante o ano", disse, entusiasmado, o coordenador. "São José do Mipibu não está medindo esforços para receber a caravana, através da parceria com a Paróquia de Santana e São Joaquim, da Prefeitura Municipal e do Instituto Pio XII".

Fonte:tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário