domingo, 23 de setembro de 2012

Moldando cidadãos



O Rio Grande do Norte é pioneiro, no Brasil, na implantação de um projeto de escotismo na escola
 


O escotismo tem como objetivo disseminar nas escolas os valores da honestidade e da fraternidade. Foto: Adauto Cruz/CB/D.A Press
O Programa Escotismo nas Escolas, implantado em escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte, é considerado como referência para implantação em outros estados da federação. Representantes dos governos do Paraná, Rio de Janeiro, Piauí e Ceará já vieram ao nosso estado conhecer o projeto. O presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Mário Leilson Pimenta, juntamente com o professor, escritor e ex-secretário de Educação de Aracaju, Jorge Carvalho do Nascimento, vieram a Natal onde tiveram audiência com a secretária estadual da Educação, Betânia Ramalho, para conhecer o projeto e recomendar a sua aplicação aos grupos de escoteiros de todos os estados do país.

Criado há cinco anos, o projeto, que foi sancionado recentemente pela Assembleia Legislativa viu crescer em apenas um ano o seu número de participantes. Passou de 1.200 para mais de seis mil e a expectativa é de chegar ao final do ano com mais de 10 mil integrantes em todo o estado.Fundado por Baden-Powell, o Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e credos.

Explicando o projeto Escotismo nas Escolas, Carlos Pinto, presidente da regional da UEB no RN, disse que o aluno recebe as matérias didáticas durante a semana e, aos sábados e domingos é convidado a voltar para a escola. "Lá, eles participam do que o escotismo faz no mundo há 100 anos: ou seja, trabalhar a cidadania, viver em equipe, espírito de solidariedade, através de jogos pedagógicos e ações educativas junto à comunidade e propiciando a formação integral do cidadão".

Segundo a secretária Betânia Ramalho, o projeto Escotismo nas Escolas assumiu hoje a liderança nacional, pois relaciona a pedagogia extraescolar com o conteúdo de sala de aula. "Com essa justaposição, nós temos garantido uma assistência efetiva aos alunos e à família de maneira que ao se integrar no projeto, que envolve diretores, professores e toda comunidade escolar, busca-se uma referência maior para uma escola de resultados. Essa é uma pedagogia que é reconhecida mundialmente e esse é um parceiro que trabalha numa educação não escolarizada, mas que ajuda ao projeto de educação como um todo. É um grupo sério, cuja única recompensa é tornar o projeto grandioso e com impacto na sociedade", disse Betânia.

Para a secretária, os resultados obtidos pelo programa repercutem positivamente na sala de aula com um baixo investimento, de apenas R$ 3 mês por aluno. "É muito pouco para resultados tão consideráveis. O principal deles é o encantamento dos alunos por participar de grupos que têm um plano de atividade focado na participação, colaboração, apreensão de valores, conciliado com o currículo da escola que é formativo. Eles dão uma verdadeira formação humana que levam para o resto da vida provocando um forte impacto na própria família".

O presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Marco Aurélio Romeo Fernandes, também enalteceu o projeto Escotismo na Escola e disse que o objetivo de sua vinda é se apropriar da dinâmica praticada no Rio Grande do Norte para levá-la a outros estados. "Nosso objetivo é disseminar nas escolas do país os valores da honestidade, cultura da paz, fraternidade e sustentabilidade propagados pelos nossos grupos". Segundo ele, o escotismo passa por um momento de crescimento. Existem hoje mais de 1.200 grupos, somando cerca de 80 mil escoteiros no país. A meta é chegar aos 100 mil nos próximos anos.
Fonte:diariodenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário