terça-feira, 4 de setembro de 2012

UFRN é a 21ª melhor do país e a 4ª do Nordeste



Novo índice criado por jornal de SP deixou ainda Ufersa, UERN e UnP entre as 191 melhores
Paulo Nascimento
paulonascimento.rn@dabr.com.br

Por oito meses o jornal Folha de São Paulo, através do Instituto Datafolha, realizou um levantamento sobre a qualidade de ensino e pesquisa, além da avaliação do mercado e inovação em 191 universidades brasileiras. Este estudo, inédito no país e denominado Ranking Universitário Folha (RUF), avaliou quatro universidades do Rio Grande do Norte. A melhor qualificada foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que ocupa a 21ª colocação com 62,91 pontos. A liderança do RUF ficou com a Universidade de São Paulo (USP), que chegou perto da nota máxima (98,78 pontos).

Com 22 mil alunos e 125 cursos, UFRN obteve 62,91 pontos e é 4ª no Nordeste. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press


Considerando apenas as universidades nordestinas, a UFRN ocupa a 4ª colocação do ranking universitário, atrás das federais de Pernambuco (10ª), da Bahia (12ª) e do Ceará (18ª). A boa avaliação da universidade federal potiguar não é novidade. Já no ano passado, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC), que leva em conta desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição, em que a UFRN alcançou a nota quatro, em uma escala da zero a cinco. Atualmente a UFRN conta, segundo os dados do RUF, com pouco mais de 22 mil alunos e 125 cursos.

Além da UFRN, a Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) aparece entre as 100 melhores universidades do país, com 35,16 pontos e na 75ª colocação. Na seqüência do ranking, como 126º colocada, vem a Universidade Estadual do RN (Uern) que alcançou 21,65 pontos. A última colocada entre os potiguares é a Universidade Potiguar (UnP), única particular entre as que foram avaliadas no RN. O RUF computou 14,1 pontos, deixando a UnP como 152° colocada.

Fonte:diariodenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário