terça-feira, 1 de novembro de 2011

Brasil quer debater meio ambiente e desenvolvimento na Rio+20

O Brasil espera que a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que o País receberá em junho de 2012, permita criar consensos sobre a necessidade de vincular o cuidado com o meio ambiente ao avanço social e econômico. A conferência acontecerá no Rio de Janeiro 20 anos depois da Cúpula da Terra, mais conhecida como ECO 92, e embora seja mais conceitual que resolutiva, "facilitará um debate" que poderá influir em outras discussões, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
A ministra reiterou que o encontro, que faz parte da agenda das Nações Unidas, será prestigiado por todos os chefes de Estado e de governo dos países-membros da ONU, motivo pelo qual a Rio+20 "pode ser um palco fundamental" para o rumo das discussões sobre desenvolvimento sustentável. Izabella Teixeira explicou que o Brasil, como organizador do evento, elaborou um documento que será submetido a debate no âmbito da ONU e que propõe três pontos como grandes eixos da conferência: erradicação da pobreza, economia verde e governança sustentável.
Esses amplos eixos temáticos servirão para abordar questões como a geração de energias renováveis, a renovação tecnológica, a inclusão e o desenvolvimento social, a segurança alimentar e hídrica e a biodiversidade como ferramenta inovadora para a medicina e como fonte de geração de conhecimento e riqueza, entre outros.
O Brasil também proporá que se discuta nas Nações Unidas a possibilidade de estabelecer uma série de metas de desenvolvimento sustentável, similares aos Objetivos do Milênio, e assim estabelecer compromissos firmes para os próximos 20 anos. Essa proposta se juntará com outra similar do governo da Colômbia e, segundo a ministra, permitirá que a Rio+20 consolide as bases para "garantir um compromisso político com o desenvolvimento sustentável".

Fonte:noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário