quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Psicóloga ensina dicas de relaxamento aos vestibulandos


Publicação: 09/11/2011 14:13 
 
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da Assecom


O vestibular se aproxima para a maioria dos estudantes do Rio Grande do Norte e a hora é de concentração para garantir uma vaga na UFRN em 2012. Para ajudar neste objetivo, o Governo do RN e o Centro de Aperfeiçoamento de Língua e Linguagem (CALL) continuam na promoção dos aulões gratuitos de revisão, realizados no Ginásio Sylvio Pedroza, na Escola Estadual Atheneu, no bairro de Petrópolis, em Natal.

No próximo sábado (12) e domingo (13), a parceria segue com o projeto “Descomplicando a Língua”, com aulas de língua portuguesa, redação, inglês e espanhol. Os conteúdos serão trabalhados das 8h às 12h. Em relação a semana passada, quando foram ministradas as aulas inaugurais no domingo (6), uma novidade foi adianta para este final de semana por um dos professores e diretores do CALL.

A psicóloga Goretti Leão, com ampla experiência de ajuda aos alunos em vestibulares, dará dicas de relaxamento para os estudantes presentes no domingo (13). “O relaxamento não deve ser confundido com a ausência de compromisso”, esclareceu a psicóloga. Ela explicou que relaxar é combinar atividades onde o corpo e a mente funcionam em uníssono, sem esquecer a revisão de conteúdos, exercício das atividades e espaço para descansar o suficiente para repor as energias para o dia seguinte.

“Se considerarmos a palavras ‘relaxamento’ como sinônimo de deixar para lá, abandonar tudo, ausência de compromisso e responsabilidade, não cumprimento das obrigações, então temos um problema. Isso não é relaxamento, é um conceito errado de estar em paz consigo mesmo. Quanto mais deixarmos de cumprir nossos compromissos e responsabilidades, meta para nossos sonhos e objetivos, mais próximos estaremos da tensão interna gerada pelo sentimento de culpa que isso irá gerar em nós”, pontuou.

A pouco mais de duas semanas para o vestibular, a psicóloga comentou que os excessos devem ser evitados, principalmente os que impeçam os estudantes de cumprir as rotinas de obrigações no dia seguinte. “A rotina do estudante deverá ser equilibrada, constando de horários para aulas, estudo individual, se possível uma atividade física como caminhada ou qualquer atividade aeróbica, boa alimentação e cuidados com o sono”, completou.

Goretti Leão falou ainda que não é momento para “frear” os estudos. Neste momento, conforme comentou, os alunos devem escolher quais os conteúdos mais importantes para ser revistos e estudados. Ainda segundo a psicóloga, [WINDOWS-1252?]“o tempo é curto e agora o estudo tem que ser bem direcionado. Conteúdos específicos para o curso do aluno, exercícios discursivos e treino de redação são importantes nesse momento”.

Para a véspera do vestibular, a psicóloga falou que é necessária uma olhada básica no material que ainda preocupa, mas ressalta a importância do descanso. Assistir a um bom filme, conversar com a família e evitar alimentos ‘mais pesados’ são algumas das dicas.

Estas e outras orientações serão ensinadas nos aulões no próximo final de semana. Os aulões são voltados para a revisão do conteúdo desenvolvido ao longo do ano e está focado em questões estratégicas da língua como a interpretação e compreensão de textos, análise das obras e questões gramaticais.

No sábado (12), das 8h às 12h, os alunos acompanham as aulas de Gramática (Sílvio Augusto), Interpretação de Texto (Daniele Barros), Literatura (Alexandre Alves) e Espanhol (Josemar Torres). No domingo (13), as aulas continuam com Josivan Ribeiro e Ana Cláudia (Literatura) e Redação com Rosemberg Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário