quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de finados: culto aos mortos nas diferentes culturas

Data começou a ser comemorada na França a partir do ano de 998 DC, e foi trazida ao Brasil durante a colonização.

Por Geraldo Miranda



FD/Nominuto


Dia de finados é uma data estabelecida pela Igreja Católica.
O Dia de Finados é comemorado nesta quarta-feira (2), porém muitos não sabem a origem desta data, nem se ela é comemorada em outras religiões.

O Portal Nominuto.com fez uma pesquisa para que vocês leitores saibam mais sobre o dia em que prestamos homenagens as pessoas que já se foram.

As homenagens aos mortos na Igreja Católica começaram no ano a partir do ano 998 DC no Mosteiro beneditino de Cluny na França, onde o abade Odilon, ou Odílio, determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos.

Após quatro séculos, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o Dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.

No Brasil este costume foi trazido pelos portugueses, onde as igrejas e os cemitérios são visitados e têm missas encomendadas, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

FD/Nominuto
Na tradição passada por católicos portugueses, as velas acesas homenageiam os mortos.

Já no resto da América Latina, o dia 2 de novembro é bastante festejado. No México existe o tradicional “Dia dos Mortos”, onde é preparada uma grande festa popular. Esta é uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo a tradição, os mortos retornam para visitar seus parentes neste dia. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos.

Porém nem todos comemoram o “Dia de Finados”, no caso dos protestantes em geral, estes afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico.

Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes não reconhecem a canonicidade deste livro, por tanto não cultuam esse dia.

Já os espíritas não comemoram a data da mesma maneira que a religião católica, porém independente de ideologia religiosa, ou limitação imposta pela doutrina, muitos realizam visitas a túmulos de parentes ou conhecidos.
Fonte:nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário