terça-feira, 15 de novembro de 2011

A FÉ QUE CURA



VEJA AQUI A ENTREVISTA COMPLETA COM SOCORRO CURANDEIRA


A fé já se transformou na marca registrada do povo brasileiro, principalmente do povo nordestino, que é reconhecidamente um forte, um resistente às dificuldades da vida. Para muitos, toda essa resistência tem ligação à fé, que não acaba mesmo nos momentos mais difíceis.
Aqui em Santana do Matos, no centro do Rio Grande do Norte, no meio da Caatinga nordestina, encontramos a senhora Maria do Socorro Silva, conhecida também por Socorro Patrício ou Socorro Curandeira, que não só demostra toda a fé do nordestino, mas também usa sua fé para curar pessoas e até animais enfermos.
Dona Socorro nasceu no dia 25 de Agosto de 1941, tem 70 anos de idade, e faz cura desde 1960, ou seja, há 51 anos, quando ainda tinha 19 anos de idade. Segundo ela, tudo começou num dia em que ele ia lavar roupa num barreiro e no caminho passou por uma casa onde viu uma mãe com uma criança que estava doente e chorava muito. Naquele momento, ela que já tinha observado muito um senhor que era seu vizinho realizar curas na cidade, disse para a mãe da criança que sabia curar, fez a reza, foi lavar sua roupa, e quando voltou encontrou a mãe com a criança já bem melhor, como curada. A partir desse dia, a história de que ela havia curado aquela criança se espalhou e até hoje ela cura as pessoas; adultos, crianças, ricos, pobres, todo mundo, inclusive animais. Muitas vezes faz as curas até por telefone ou usando apenas uma peça de roupa ou objetos das pessoas doentes.
Dona Socorro sente orgulho de ter o que ela chama de dom da cura dado por Deus e diz que até os padres da cidade, Padre Josino e Padre Monteiro, já foram curados por ela e até Doutor Assis, médico da cidade, já mandou vários pacientes irem se curar com ela, e que foram curados. Segundo ela, não cobra nada pela cura, acha bom fazer pelas amizades que conquista, mas mesmo assim, sempre recebe presentes, dentre eles, muitas imagens de santos.
As imagens de santos já se tornaram uma marca de Dona Socorro. Segundo ela, já são mais de trezentas imagens espalhadas pela sala da casa, tem fé em todos os santos, mas a sua santa preferida, para quem mais faz pedidos e é atendida é Santa Rita de Cássia. Mesmo já com 70 anos de idade, Dona Socorro afirma que não está cansada, sente falta de fazer as curas quando tem que viajar e que pretende continuar aproveitando esse dom que Deus lhe deu.

Com folhas, reza e muita fé, ela realiza as curas.

Dona Socorro tem mais de 300 imagens de santos. As paredes da casa já não cabem mais imagens.



Entre tantos santos, Dona Socorro tem Santa Rita de Cássia como preferida, a quem faz seus pedidos e é atendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário