sábado, 14 de abril de 2012

Tarifas de água e luz terão aumento

Acréscimo é justificado pelo aumento da inflação. A Caern e Cosern dependem,agora, da aprovação das agências reguladoras.

Por Lara Paiva


Reprodução
Aumento da taxa da Caern deverá ser aprovado pela Arsban até o final deste mês.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) vão aumentar as tarifas. Os acréscimos dependem da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban).

Através de cálculos, as agências regulam as tarifas. E os índices propostos pelas companhias vão servir apenas como referência para análise da área técnica.

O cálculo do reajuste tarifário da energia elétrica é feito pela própria Aneel. Conforme previsto nos contratos de concessão das distribuidoras, este cálculo é dividido em duas partes: a Parcela A, que se refere aos custos de compra e transporte de energia e encargos setoriais; e a Parcela B, baseado na variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice Nacional de Preços Ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses.

Os consumidores pagam um valor correspondente a quantidade de energia elétrica consumida, no mês anterior, estabelecida em kWh (quilowatt-hora) multiplicada por um valor unitário, denominado tarifa, medida em reais por quilowatt-hora, que corresponde ao preço de um quilowatt consumido em uma hora.


O reajuste da energia elétrica será votado pela a Aneel, em uma reunião no dia 17 de abril, e o valor aprovado entrará em rigor 5 dias depois, dia 22 de abril.


No mesmo encontro, também serão definidos os aumentos das tarifas pagas pelas residências e indústrias. Ano passado, o aumento foi de 9,7% para os moradores de residência e 10,27 % para os industriais.

O novo aumento da taxa da Caern deverá ser aprovado pela Arsban até o final deste mês. A nova tarifa entra em vigor 60 dias após a aprovação. A companhia solicitou o aumento desde o dia 14 de março e sua intenção é que a tarifa aumente 5,04%.

De acordo com a Caern, através de uma nota, a proposta também é submetida ao Conselho Municipal de Saneamento Básico. Somente após a aprovação pela Agência e pelo Conselho é que a nova tarifa entra em vigor.

O aumento da companhia será de acordo com a inflação acumulada no período de 01/05/11 a 30/04/12, a Caern diz que o motivo do aumento seria uma forma de buscar o equilíbrio nos recursos financeiros a fim de prestar um serviço de qualidade à população.

De acordo com Aristotelino Medeiros Fernandes, diretor-técnico da Arsban, há uma possibilidade do índice não ser 5,04% e ser um valor um pouco menor, visto que quando a companhia entregou o pleito, não havia divulgado o índice da inflação para o mês de março.
 
Fonte:nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário