sábado, 11 de junho de 2011

II Plano Nacional de Educação será debatido na Assembleia Legislativa

Foto: Elpídio Júnior
Presidente da Comissão sobre o PNE, deputada Fátima Bezerra.
Na próxima segunda-feira (13), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte será palco de um debate sobre o II Plano Nacional de Educação. A proposta está em discussão na Câmara dos Deputados, em Brasília e se refere ao decênio 2011-2020.

A Comissão Especial para o PNE tem entre seus membros a deputada federal Fátima Bezerra (PT), que é a presidente. Também estará presente no debate realizado aqui no Rio Grande do Norte o relator do projeto, o deputado Âgelo Vanhoni do PT do Paraná.

O evento está sendo promovido pelo Fórum Estadual de Educação do RN e contará com a participação das entidades representativas da área de Educação.

Segundo a deputada Fátima Bezerra, o prazo para a apresentação das emendas ao plano encerrou na terça-feira passada. Foram 2.950 ao todo. A discussão na sociedade é de que 10% do PIB (Produto Interno Bruno) sejam usados em gastos educacionais. Atualmente, é gasto 5% do PIB e a proposta do governo é que haja uma elevação para 7% até 2020.

“Vamos fazer um bom debate e, assim, contribuir para que seja construído um PNE que realmente atenda os anseios da população brasileira por uma educação de qualidade”, opina a deputada Fátima Bezerra.

As principais metas e diretrizes do PNE:

- erradicação do analfabetismo
- universalização do atendimento escolar
- superação das desigualdades educacionais
- melhoria da qualidade do ensino
- formação para o trabalho
- promoção da sustentabilidade sócio-ambiental
- promoção humanística, científica e tecnológica no país
- estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em Educação como proporção do produto interno bruto
- valorização dos profissionais da educação e difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática nas escolas.

Fonte:www.nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário