quarta-feira, 14 de março de 2012

Param ou não param?

Professores das redes públicas estadual e municipal de ensino decidem hoje se categoria irá decretar greve
Francisco Francerle
franciscofrancerle.rn@dabr.com.br

Como já se tornou rotineiro todos os anos, no começo do ano letivo, hoje, a rede pública de educação no Rio Grande do Norte pode parar. A greve, antes prevista para o dia 1º deste mês, no início das aulas, poderá ser deflagrada hoje, tanto a nível municipal quanto estadual. Os professores decidirão em duas assembleias na Escola estadual Winston Churchill, o indicativo para as possíveis paralisações. Às 8h30 será a discussão sobre a municipal e às 14h30 da rede estadual. Se os professores decidirem pela aprovação ao movimento, a greve já deverá ser instalada a partir de hoje.


Professores do município farão assembleia às 8h30, enquanto que os do Estado reúnem-se às 14h30 no Churchill. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
A nível de Estado, a categoria vai discutir as propostas do Governo do Estado apresentadas anteontem numa reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN). Na reunião, a secretária Betânia Ramalho garantiu o pagamento do reajuste de 22,22% do Piso Salarial Nacional para os Profissionais do Magistério. O pagamento do piso incidirá, já no mês de março, para todos os professores lotados na educação e no quadro da escola. Os que não estão regularizados, ou seja, que estão sem lotação, têm o prazo de 30 dias para legalizar sua situação junto à Coordenadoria de Pessoal e Recursos Humanos (COAPRH). Já os inativos receberão o aumento em quatro parcelas a serem pagas a partir de abril.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Fátima Cardoso, as discussões avançaram em alguns pontos como o cumprimento da Lei do Piso, mas ainda foi retrógrada como em relação à garantia do pagamento para os aposentados em quatro parcelas. "A audiência contempla uma parte de nossas reivindicações, mas o mais grave foi a questão aos aposentados. É revoltante como eles tratam quem não está na ativa, a gente sente que quem não está na sala de aula é o mais fraco. Por outro lado houve um compromisso de Betânia relativo à situação do funcionário da educação. Ela se propôs a ver a pauta dos funcionários que têm uma legislação específica e que o governo não está atentando", disse Fátima.

A dirigente relaciona ainda como positiva a garantia de que a promoção vertical para 2.700 professores que adquiriram título acadêmico começa no mês de março, relativo a processos de 2006, 2007, 2008 e, entre maio e agosto, os processos a partir de 2009. Ainda durante a audiência, o Sinte apresentou várias solicitações que serão analisadas pela secretária e discutidas em um novo encontro com data a definir.

Já a secretária de Educação Betânia Ramalho entregou ao Sinte uma pauta contendo o Novo Projeto de Educação do Rio Grande do Norte, que mostra várias ações realizadas, e outras a serem realizadas pela Seec, tais como a contratação de professores; repasse de recursos financeiros para as escolas; entrega de ônibus escolares; jornadas pedagógicas; orientações curriculares e aquisição de livros. 
 
Fonte:diariodenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário