sábado, 25 de agosto de 2012

Ciclo Olímpico traz reflexões sobre a Educação Física



Com o fim das Olimpíadas de Londres, iniciou-se o Ciclo Olímpico Brasileiro e as discussões acerca dos investimentos financeiros necessários para aumentar o número de medalhistas no Brasil para a Rio 2016. A forma como se dará esses investimentos ainda gera controvérsias, mas é ponto pacífico que esses esforços devem passar, necessariamente, pela base da formação de atletas: o esporte escolar.
 Aldair DantasNo Rio Grande do Norte, os Jogos Escolares marcam a prática da educação física escolar 
No Rio Grande do Norte, os Jogos Escolares marcam a prática da educação física escolar

"A Educação Física Escolar não visa apenas à prática esportiva, pois ela deve ser uma disciplina inclusiva, para todos", alerta o presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Jorge Steinhilber. "Mas, se tivermos instalações esportivas nas escolas, é possível implementar projetos de atividades esportivas no contraturno escolar, para que possam surgir diversos talentos que hoje estão escondidos pela falta de oportunidade",completa.

No entanto, de acordo com o presidente do Confef, a formação de atletas de alto rendimento não deve ser o único e principal legado de um investimento maior no esporte escolar. O estímulo às atividades físicas orientadas desde a mais tenra idade trará inúmeros benefícios a longo prazo, reduzindo índices de sedentarismo e obesidade na população brasileira. "Os megaeventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, podem servir como ferramentas de popularização da prática esportiva, garantindo um futuro mais saudável ao nosso país", finaliza Steinhilber.

Campanha

Este ano, a campanha do Confef para celebrar o Dia do Profissional de Educação Física mostra como faz bem a todos a prática regular de exercícios. O mote da campanha ressalta como a orientação de um profissional de Educação Física pode trazer às pessoas mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para enfrentar os desafios do dia a dia.

O Brasil conta hoje com 280 mil profissionais de Educação Física, que trabalham em escolas, academias, clubes, quadras esportivas, clínicas e núcleos de atenção primária do Sistema Único de Saúde.

No Rio Grande do Norte, professores da rede estadual de ensino são orientados e supervisionados pela Codesp - Coordenadoria de Desporto, órgão da Secretaria Estadual de Educação. Já na rede municipal de ensino de Natal, os professores da modalidade são vinculados a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A principal atividade do conjunto de professores da disciplina são os Jogos Escolares do RN realizado durante o ano letivo e conclusão em outubro.

Ontem, na Assembleia Legislativa, estava prevista realização de uma sessão especial para comemoração dos 10 anos de fundação do Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região - Rio Grande do Norte e Paraíba.

Fonte:tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário