terça-feira, 7 de agosto de 2012

Rio Grande do Norte completa 511 anos

Aniversário é para marcar a implantação do Marco de Touros, que simbolizou o início da criação do Estado.

Por Lara Paiva

Reprodução
Capitania Rio Grande foi doada à João de Barros e a Aires da Cunha.
indígeO estado do Rio Grande do Norte está completando 511 anos. O aniversário é comemorado nessa data, pois no dia 7 de agosto de 1501 foi colocado o Marco de Touros, um dos símbolos da colonização de Portugal.

Dia do Rio Grande do Norte foi implantado durante o governo de Garibaldi Alves Filho, quando foi assinada a Lei Nº 7.831, criada pelo ex-deputado Valério Mesquita. O Portal Nominuto.com vai falar sobre alguns fatos que aconteceram na terra potiguar nesses 511 anos.

Os primórdios do estado foram através das Capitanias Hereditárias, durante o ano de 1534, em que o rei português D. João III dividiu o território brasileiro em grandes faixas e entregou essas terras para particulares ligados a Coroa, chamado de capitães donatários.

Nessas faixas de terras surgiu a administração da capitania Rio Grande que foi doada à João de Barros e a Aires da Cunha. Por conta das dificuldades, a capitania foi abandonada e ficou sob administração da capitania de Pernambuco.

Como forma de garantir a expulsão de invasores estrangeiros foi construída no dia 6 de janeiro de 1598 a Fortaleza dos Reis Magos. A criação do monumento também permitiu a pacificação com os povos nas e marcou o início da fundação da cidade de Natal, que foi criada em 25 de dezembro de 1599. 
 
Elpídio Júnior/Nominuto.com
Como forma de garantir a expulsão de invasores estrangeiros, a Fortaleza dos Reis Magos foi construída no dia 6 de janeiro de 1598.

Com a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, a capitania se tornou uma província. Durante o período imperial, o Rio Grande passou por um momento de grande importância, pois Mossoró, uma das cidades que ficava na província, foi o primeiro local a abolir a escravidão, em 29 de setembro de 1883, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea.

A província se transformou em Estado após o Brasil ter proclamado a república, em 1889, um ano após a abolição da escravidão através da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel. No mesmo ano, Pedro Velho torna-se o primeiro governador do estado.

Durante o século XX, o estado esteve envolvido na Intentona Comunista, movimento esquerdista liderado por Luís Carlos Prestes em 1935, no qual o estado ficou por quatro dias tendo um governo socialista. Mas, o fracasso do movimento nas cidades do Rio de Janeiro e Recife fizeram com que os socialistas recuassem.

Também teve a participação direta na Segunda Guerra Mundial, quando a tropa norte-americana criou uma base militar em Parnamirim, que se tornou conhecida como "O Trampolim da Vitória”. Com o suicídio de Vargas, Café Filho tomou posse como o primeiro potiguar a ser presidente da república.

O seu hino foi oficializado em 3 de dezembro de 1957, através da lei estadual nº 2161 e foi composto por José Augusto Meira Dantas e José Domingos Brandão. Atualmente, o Rio Grande do Norte se divide em 167 municípios.

Marco de Touros
Foto:Elpídio Júnior/Nominuto.com
Marco de Touros foi implantado em 7 de agosto de 1501 na cidade de Touros.

O Marco de Touros foi implantado em 7 de agosto de 1501 na cidade de Touros, litoral Norte do Rio Grande do Norte e alguns historiadores afirmam que o monumento marca o surgimento do Brasil.  Ela foi colocada durante a expedição comandada por Gaspar de Lemos e André Gonçalves, a mando do rei português D. Manoel I.

Outros monumentos como esses foram deixados no litoral brasileiro, um no litoral baiano e outro na praia da Cananéia, São Paulo, sendo o de Touros o mais antigo.

Ele é uma pedra calcária de granulação fina, provavelmente de mármore português, medindo 1,20m de altura; 0,20m de espessura, 0,30m de largura; 1,05m de contorno. Na parte superior, contém a cruz de Malta em relevo e, na inferior, as armas do rei de Portugal e cinco escudetes em aspas com cinco quinas, sem as bordaduras dos castelos.

Alguns habitantes de Touros acreditavam que tirar algumas lascas de pedra do Marco para fazer chás que curava de algumas doenças. Mas, isso estava causando a degradação do monumento. O avanço do mar também estava contribuindo para sua destruição.

Hoje, o Marco de Touros se localiza dentro da Fortaleza dos Reis Magos, quando ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan). Na praia do Marco, em Touros, existe uma réplica do monumento. 
 
Fonte:tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário