sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Codesp acredita que Jerns 2012 serão brilhantes

Coordenador do desporto do RN, Osvaldo Neto, destaca o empenho do Governo em resgatar a imagem dos Jerns, manchada pela violência nos últimos anos.

Por Ariston Bruno


Gerlane Lima/Nominuto.com
Coordenador do desporto do RN, Osvaldo Neto concedeu entrevista ao Jornal 96.

O Rio Grande do Norte se prepara para a chegada dos XLII Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) de 2012 e o governo do estado está empenhado em resgatar a imagem dos Jerns, manchada pela violência nos últimos anos. Essa é a opinião do coordenador do desporto do RN, Osvaldo Neto.

Neto fala ainda sobre os Campeonatos das Escolas Estaduais e Municipais. “Será um momento importante para todo o estado. Desde junho estão ocorrendo jogos nas 11 Direds (Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes). Posso garantir que o interior do estado está bem movimentado. Nesse ano nós temos uma estrutura muito boa e vamos realizar um belo evento”, destaca Osvaldo Neto durante entrevista ao Jornal 96, da 96 FM.

Desde 28 de fevereiro de 2011 à frente da Codesp/RN, Osvaldo Neto argumenta que a sociedade espera pelo ressurgimento dos Jerns. “Acho que a sociedade pede por um Jerns forte. São 42 anos de Jerns e era necessário dar brilhantismo, grandeza aos jogos. E para fazer tudo isso foi preciso ter coragem e apoio de todos os envolvidos, porque inicialmente fui buscar ajuda do governo. Destaco publicamente o incentivo da secretária de Educação, Betânia Ramalho, que nos deus total confiança. Além disso, temos o apoio, também, da Polícia Militar, que é fundamental. Então, tudo contribui para o sucesso”, explica.

Sobre a questão polêmica das medalhas, O coordenador da Codesp diz que tudo segue dentro da normalidade. “Esse ano tudo está confirmado. A empresa que confecciona as medalhas já está nos enviando todo o material. Além disso, temos um detalhe diferente, que é a deusa do esporte como marca nas medalhas. Porque toda a competição tem que ter o lado do esporte, mas também deve ter o papel pedagógico e queremos deixar isso na história dos jogos”, argumenta.

Gerlane Lima/Nominuto.com
"Toda a competição tem que ter o lado do esporte, mas também deve ter o papel pedagógico e queremos deixar isso na história do jogos", argumenta.

Sobre a chegada dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, Osvaldo Neto mostra entusiasmo. “Nos jogos temos a participação de escolas particulares e públicas municipais e estaduais. Então, com esse clima olímpico neste ano vai contribuir muito. Eu venho acompanhando e vejo no interior os pais acompanhando os filhos, vejo o público lotando os ginásios. Nós sentimos o clima dos Jerns que chega à cidade”, garante.

Os jogos vão ocorrer de 11 a 21 de outubro em dependências de escolas particulares e locais mantidos pelo estado. “Estamos iniciando, através de ofício, a solicitação de locais para os jogos em escolas particulares. Além disso, nós vamos usar também as instalações do CAIC. A experiência nos ensinou e hoje estamos mais estruturados, com equipe de enfermaria dentro do CAIC. Hoje garantimos alimentação e alojamento para os nossos atletas”, relata.

Entre as novidades dos XLII JERNS - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, o coordenador destaca o retorno da gincana cultural, que segundo ele é um ponto fundamental no tocante a relação pedagógica dos jogos. “Com a volta da Gincana vamos fortalecer o caráter pedagógico dos Jerns. A competição também vale medalhas”, explica. Outra novidade destacada é a criação do Museu do Atleta. “Estamos buscando parcerias com as associações e aqueles atletas antigos que têm material em casa, eu peço que levem ao Museu para fazer esse importante resgate da nossa história esportiva”, fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário