domingo, 26 de agosto de 2012

Os bons exemplos da rede pública



O Poti vai em busca das escolas que se destacaram no Ideb conhecer as raízes do sucesso na avaliação
 
Francisco Francerle
franciscofrancerle.rn@dabr.com.br

Escolher a melhor escola para o filho não uma tarefa das mais fáceis. É sempre muito complicado para os pais e necessita de muita calma e pesquisa antes da decisão. Uma ajudinha de especialistas é sempre muito bem-vinda. Afinal, o que deve ser levado em consideração, o comprometimento dos professores, uma boa gestão, rigor na disciplina? Essas questões têm permeado o aglomerado de dúvidas dos pais. Um dos mais importantes diferenciais para auxiliar nessa decisão são os resultados dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) obtidos por cada escola. Criado em 2005, o Ideb é calculado a cada dois anos com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, de português e matemática, e na taxa de aprovação das escolas. A avaliação é aplicada a alunos da 4ª e 5ª séries e da 8ª e 9ª séries de todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados na turma. Estudantes do 3º ano do ensino médio e de escolas particulares são avaliados de forma amostral.


Escola Estadual Presidente Kennedy, em Natal, já alcançou a meta traçada para o ano de 2021. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A reportagem de O Poti/Diário de Natal foi em busca das escolas de excelência no ensino público em Natal, de acordo com as melhores pontuações no Ideb, para descobrir o diferencial dessas unidades. Pela ordem, a escola com melhor Ideb nos anos iniciais em Natal é uma escola da periferia do bairro de Mãe Luísa, a Antônio Campos e Silva, que obteve índice de 5,5, seguida da Monsenhor Joaquim Honório que obteve uma pontuação de 5,3. Já na rede estadual, a melhor escola nos anos iniciais ultrapassou todas as metas. É a Escola Estadual Presidente Kennedy, em Lagoa Nova, que conseguiu o índice de 6. Ela é seguida da E.E. Ambulatório Padre João Maria, em Morro Branco.

Nos anos finais das escolas da rede municipal, o ranking é liderado pela Escola Municipal 4º Centenário (4,5), no Centro da cidade, seguida pela Francisca de Oliveira (4,1). Na rede estadual, as melhores dos anos finais são a E.E. Newton Braga (4,4), acompanhada pelas escolas Jorge Fernandes (4,1) e Jerônimo Gueiros (4,1).

Suporte
Um dado comum entre as escolas que lideram o ranking é que boa parte delas é ligada a instituições que primam pela disciplina e pela qualidade do ensino. A Escola Estadual Presidente Kennedy compõe um complexo de ensino, recebendo formação continuada do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy; a Escola Estadual Ambulatório Padre João Maria é ligada à Igreja Católica; a Escola Municipal 4º Centenário tem parceria com a Universidade Potiguar e a Escola Estadual Newton Braga está situada dentro do espaço de um distrito da Marinha do Brasil.

Das muitas expectativas que rondam as cabeças dos pais para o ensino dos filhos e, a partir dos dados do Ideb, os gestores das escolas que lideram o ranking traçaram o perfil da melhor escola, o que dá para concluir que, apesar de todos os problemas que o ensino público enfrenta de uma forma geral, como greves, irregularidade na merenda e falta de material didático, dentre muitos outros, ainda é possível se fazer uma escola pública de excelência. Para tanto, basta ousar fazer o melhor.

A primeira observação colhidas dessas escolas é que o ensino não depende apenas de fatores isolados como um bom ambiente físico, bons professores, um bom planejamento pedagógico, uma boa quadra de esporte, merenda em dia ou professores engajados, mas sim de todos esses fatores agindo conjuntamente a fim de um melhor aproveitamento por parte dos educandos. Daí chega-se ao sumo da questão: para tudo isso funcionar bem é necessário uma boa gestão escolar e a participação da família em todo processo educacional. São fatores decisivos que vão contribuir para um excelente desenvolvimento pedagógico e disciplinar e para a escola assumir os primeiros lugares no Ideb.

O resultado de todo esse sucesso é que, com a exceção do primeiro ano, conseguir vaga nessas escolas não é fácil. Não existe praticamente evasão e transferências ocorrem somente quando os pais se mudam de bairro ou da cidade.

Fonte:diariodenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário