segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Hoje, 06 de Agosto, comemora-se o dia da emancipação política de Santana do Matos

Na falta das altoridads políticas, "Tia Maria" organizou e comandou o evento. Parabéns a ela por não deixar faltar o hasteamento da bandeira nessa data importante.



Apenas essas pessoas compareceram para o hasteamento da bandeira. Parabéns a todos.

Coube a mim falar sobre a emancipação política de Santana para os poucos presentes.



             Aos 13 de Agosto de 1821, através de um alvará do príncipe - regente Pedro de Alcântara, depois chamado de D. Pedro I, foi criada a freguesia de Santana do Matos, que érea subordinada à Vila Nova da Princesa, atual Assú, sede do município. Mas aos 11 de abril de 1833 foi criado o município de Angicos, que desmembrou-se da Vila nova da princesa e Santana do atos passou a ser subordinada a Angicos.
Os santanenses não se conformaram em ficar dependentes de Angicos, e liderados pelo Pe. João Teotônio, começaram a fazer manobras políticas, enviando pedido à Câmara da Vila Nova da Princesa para que Santana do Matos voltasse a pertencer a ela. A representação dos santanenses, que foi assinada por João Batista da Silva Ferreira e Antônio da Silva Carvalho, pai do futuro barão de serra branca, foi rejeitada, mas os santanenses não desistiram, e em 1835, quando Pe. João Teotônio era deputado estadual, conseguiu aprovar a lei que extinguia o município de Angicos. Era a vez de Angicos se revoltar. Houve violenta reação dos anglicanos e chegou-se até a se falar em guerra civil.
A solução encontrada pelo governo do Rio de Janeiro foi fazer o que Santana e Angicos queriam, e assim, a 13 de Outubro de 1836, foi sancionada lei que restaurava o município de Angicos e criava o município d Santana do Matos. Mas a emancipação para Santana não foi ainda definitiva, pois outra lei de 7 de março de 1853, extinguiu o município, que voltou a pertencer a Assú.
Dois anos depois, através de projeto do Deputado santanense Manoel de Melo Montenegro Pessoa, a lei Nº 314 de 6 de Agosto de 1855, sancionada pela província, restaurou definitivamente o município de Santana do Matos.
E é essa a data da emancipação política do nosso município, que completa nesse ano de 2012, 157 anos de autonomia e que tem a Câmara de vereadores funcionando desde 5 de Setembro de 1855, como prova de governo próprio.
A data 27 de outubro até hoje é confundida pelos santanenses com a emancipação política, mas 27 de Outubro de 1927 foi apenas a data da lei que deu a Santana do Matos o título de cidade, um título formal apenas, pois Santana já existia e tinha governo autônomo desde 6 de Agosto de 1855.

Nenhum comentário:

Postar um comentário