sexta-feira, 10 de agosto de 2012

UFRN vai adotar sistema de cotas sociais de forma gradativa

Projeto de Lei relacionado às cotas sociais prevê 50% das vagas das universidades destinadas aos alunos de escola pública.

Por Lara Paiva

Reprodução
Sistema de cotas foi aprovado no dia 7 de agosto pelo Senado Federal.
Aderlado Adelino, diretor do Departamento de Administração Escolar (DAE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), disse que a Universidade não vai adotar, em 2012, o sistema de cotas que foi aprovado no dia 7 de agosto pelo Senado Federal.

O Senado aprovou um projeto de lei que prevê metade das vagas em universidades e instituições federais para alunos que estudaram todo o Ensino Médio em rede pública de ensino. O projeto é de autoria da deputada federal Nice Lobão (PSD-MA), já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora, vai passar pela sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).

De acordo com Adelino, a universidade vai discutir sobre o assunto com os membros da instituição de ensino, visto que é uma lei federal. Mas, a adição das cotas será feita gradativamente.

Para integrar nesse novo sistema de cotas, os alunos têm que provar que tem uma média salarial abaixo de 1,5 salário mínimo.

O diretor do DAE disse que esse ano é improvável a adição desse novo projeto de lei na universidade. “Já divulgamos o edital para o vestibular de 2013”, justificou Aderlado.
As universidades têm até quatro anos para adotar esse novo sistema de cotas para alunos da rede pública. O projeto de lei levou 13 anos para ser aprovado no Congresso.

Fonte;nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário