sexta-feira, 21 de outubro de 2011

AULA DE CAMPO NO AÇUDE ALECRIM E CALDEIRÕES

Há alguns dias estive em Natal, na sede da CAERN, onde através de ofício, solicitei que fossem analisadas as águas dos três grandes reservatórios de nossa cidade, o Açude da Pedra, o Açude Alecrim e o Açude dos Caldeirões. A visita a esses açudes e a análise de suas águas estavam previstas como parte da aula para meus alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Aristófanes Fernandes. Hoje, 21 de Outubro, com a vinda dos funcionários da CAERN de Assú, que vieram fazer a coleta da água para análise, pude levar alguns alunos, que puderam tomar conhecimento de como está a situação desses açudes com relação a poluição.
A análise da água do Açude da Pedra já é feita periodicamente pela CAERN, visto que é ele que abastece a cidade. Ainda vamos receber os resultados dos exames no Açude Caldeirões e Alecrim, mas visivelmente, e pelo que foi relatado no questionário que os alunos fizeram com os moradores das áreas próximas aos açudes, O Alecrim é o que se encontra em pior situação, visto que os dejetos dos esgotos e fossas de parte da cidade são lançados dentro do mesmo e segundo uma moradora da margem do açude, por isso a população não usa essa água pra nada.
No local das referidas fossas, em conversa com o diretor do escritório da CAERN em Santana do Matos, o senhor Joselito Guimarães, que nos acompanhou e foi muito útil na aula de campo, recebemos a informação de que o lançamento desses dejetos no açude acontece devido a não conclusão da obra dessas fossas, que foram construídas a aproximadamente quinze anos. Na verdade, esses dejetos deveriam seguir das fossas até a lagoa de captação através de canos, mas como a obra ficou inacabada, o açude e a população pagam por isso e ainda esperam solução.
 Açude dos caldeirões: alunos acompanham enquanto técnico da CAERN vai colher água para análise
Técnico da CAERN verifica temperatura da água
 Técnico da CAERN colhendo água dos Caldeirões para análise

 Após colhida, a água deve ser colocada em recipiente adequado para ser mantida a temperatura



 Técnico da CAERN colhendo água dos caldeirões
 A cor da água já dá um indício de sua pureza ou não
 Técnico da CAERN analisa a cor da água do Açude Alecrim
 Joselito Guimarães, diretor da CAERN em Santana, explica para os alunos o porque do vazamento das fossas
 Dejetos brutos que deveriam ir para a lagoa de captação, vazam no açude
 Poucos dos meus alunos compareceram, mas mesmo assim a visita foi importante
 Depois de colhida, a água seguiu imediatamente para o laboratório da CAERN em Natal, onde será feita a análise
 Coleta da água no Açude Alecrim
Apesar da água do Alecrim não ser utilizada devido a poluição, eu e meus alunos curtimos a bela paisagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário