sábado, 8 de outubro de 2011

AUMENTAR O NÚMERO DE DIAS DE AULA OU AS HORAS DE AULAS POR DIA RESOLVE O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA?

Ao meu ver, a proposta do MEC para aumentar de 200 para 220 dias letivos de aula por ano não resolve de maneira nenhuma o problema do baixo desempenho dos alunos brasileiros. Na verdade, investir no Ensino Infantil me parece o melhor meio para que nossos alunos possam ter um bom desempenho escolar, por que quando isso não é feito, como é o caso na maior parte do Brasil, os alunos vão à escola, apenas atraídos pelo desejo de bater papo com os amigos, paquerar, fugir das tarefas de casa ou comer a merenda, que mesmo não sendo tão boa, é melhor do que o que muitos têm em casa.
Como não se investe para um ensino infantil de boa qualidade, muitos alunos chegam no ensino fundamental sem saber ler e escrever, e o pior, sem o menor interesse em aprender. Eles chegam nessa situação, não por causa dos professores, pois esses são obrigados a lecionar em locais inadequados, onde se viram nos trinta para alfabetizar crianças de cinco ou seis anos de idade, misturadas com outras de 10 ou 12 anos, ou então separadas numa mesma sala apenas por uma cortina ou um pano qualquer.
As aulas como são, são verdadeiros tormentos para os alunos, pois eles , quando ficam na sala de aula, não sentem estímulo nenhum para está ali todos os dias. Esse estímulo que falta aos alunos do ensino fundamental e do ensino médio de hoje, eles só teriam se tivessem tido um ensino infantil de boa qualidade, onde eles aprendessem que estudar é bom. Nós, professores do ensino fundamental e médio, não conseguimos dá aos alunos o estímulo que eles precisam ter e assim, enfrentar salas lotadas de alunos sem estímulo para aprender e ainda mal comportados, é um tormento também para nós, que nos estressamos, adoecemos e nos frustramos por não conseguirmos ser útil.
É essa a realidade da educação brasileira! E mesmo que tripliquem o nosso mísero e injusto salário, não conseguiremos trabalhar satisfeitos enquanto não trabalharmos para alunos motivados e interessados em aprender. No dia em que nossos alunos realmente vierem à sala de aula com a vontade de aprender, mesmo com a deficiência e as dificuldades que muitos professores têm, eles irão ter uma boa aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário