quarta-feira, 5 de outubro de 2011

UFRN é apontada entre as melhores universidades

Organização do Reino Unido classificou a instituição como uma das 100 melhores da América Latina

Erta Souza // ertasouza.rn@dabr.com.br

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi classificada como a 97ª instituição de ensino superior da América Latina pelo instituto Quacquarelli Symonds (QS), sediado no Reino Unido, que analisou 200 instituições e divulgou o ranking das 100 primeiras colocadas. A QS é uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Este foi o primeiro ano que a QS avaliou somente universidades da América Latina. O ranking foi divulgado ontem.

Os investimentos dos projetos do governo federal, parcerias com outras instituições acadêmicas, os artigos científicos publicados pela universidade, citações desses artigos a nível internacional, além do aumento no número de matriculados e de doutores foram alguns dos destaques citados pela reitora Ângela Paiva como fatores positivos para a colocação da UFRN no ranking. "Todos esses elementos fazem com que a credibilidade da universidade aumente aindamais e ultrapasse as barreiras do país", argumentou.

Ângela ressaltou o esforço feito pela universidade para qualificar professores e técnicos da instituição. Atualmente a UFRN conta com 67% do quadro de professores como doutores. Mesmo o índice sendo relativamente bom, a reitora acrescenta que esse dado deve crescer nos próximos anos devido aos incentivos da instituição à especialização de alunos e professores. "Fatores como esse interferem diretamente na qualidade dos cursos oferecidos pela universidade e podem servir como interação entre grupos de inserção internacional", diz.

De acordo com a reitora, desde que iniciou sua gestão à frente da UFRN tem recebido a visita de reitores de universidades internacionais com o objetivo de firmar parcerias e cooperação com diversas áreas da instituição. Na análise de Ângela, estar entre uma das 100 melhores universidades da América Latina credencia a UFRN a receber recursos que possam ampliar os investimentos feitos atualmente.

USP lidera

Das universidades brasileiras citadas no ranking da QS, a USP lidera a lista com 100 pontos, pontuação máxima. Em segundo lugar está a pontifícia Universidade Católica do Chile com 99,6, e em terceiro vem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 94,7. Outras instituições que aparecem em destaque no ranking são: Universidade Federal de Minas Gerais (10º), Universidade de Brasília (11º). Das 100 instituições citadas pelo ranking estão 31 universidades brasileiras. Em seguida estão Argentina (19), México (15), Chile (14), Colômbia (8), Venezuela (4), Peru (3), Costa Rica, Cuba, Porto Rico, Equador e Uruguai (1).

Fonte:diariodenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário