quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CERÂMICA NOSSA SENHORA SANTANA ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO

A antiga Cerâmica Santanense, localizada entre as comunidades de Bom Jesus e Coroas Limpas e que funcionou de 1980 a 1990, está de volta ao funcionamento e literalmente a pleno vapor. O proprietário do local, o senhor Ismar Duarte Torres, arrendou a cerâmica aos senhores Iramar Dantas da Silva e Erivan Tibúrcio Dantas, que possuem experiência de vinte anos nesse ramo e em outras cerâmicas nos municípios de São José do Seridó, Cruzeta e Cerro Corá.
Segundo Iramar Dantas, a cerâmica foi encontrada com uma condição boa no que diz respeito a estrutura física dos fornos e geral do local, sendo necessário trazer apenas as máquinas, já que o trabalho não é mais tão artesanal como antes. Quanto a mão de obra e matéria prima, Iramar informou que conta com 23 trabalhadores, todos da própria comunidade e comunidade vizinhas, inclusive com alguns filhos ou parentes de antigos funcionários e que irá precisar de mais pessoas com o fim do período chuvoso. A matéria prima é farta e perto do local, o que favorece muito.
A Cerâmica Nossa Senhora Santana, como agora é chamada, foi reativada desde o dia 12 de janeiro de 2011, produz por enquanto apenas tijolos, que são de 10 a 12 mil por dia e já fornece aos municípios de Fernando Pedroza, Angicos, Lajes, Natal e Maceió, além da própria Santana do Matos.


os fornos funcionando indicam que a Cerâmica Nossa Senhora Sant"Ana, antiga Cerâmica Santanense está em pleno vapor
Iramar (esquerda) e Ismar (direita)- parceiros que reativaram a cerâmica






Nenhum comentário:

Postar um comentário