quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Projeto vai plantar 20 mil árvores em Natal

Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
O professor universitário Robério Paulino comanda projeto que pretende arborizar a cidade e disseminar a consciência ambiental

Com o objetivo ousado de plantar 20 mil árvores em Natal, o projeto "Plante enquanto é tempo" quer promover uma onda de conscientização ambiental na capital potiguar. A iniciativa - coordenada por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - será lançada oficialmente no próximo dia 18, durante a 17ª Cientec, mas já começa a dar seus primeiros frutos. No conjunto Ponta Negra, a Praça Henrique Carloni recebeu mais de 50 mudas do projeto em parceria com uma escola particular, a Prefeitura de Natal e a Associação de Moradores do Bairro. Outras 150 ainda serão colocadas no local.

E as ações não param por aí: com o lema "cada aluno, uma árvore plantada", os organizadores querem fazer com que cada aluno da Universidade adote uma muda para cuidar. Para controlar a distribuição e garantir o sucesso do projeto, cada muda é entregue gratuitamente após a assinatura de um termo de compromisso por meio do qual o voluntário se responsabiliza em cuidar da planta.

O professor Robério Paulino, do Departamento de Políticas Públicas, é um dos coordenadores do projeto e explica que mais de 9 mil mudas já foram produzidas em dois viveiros dentro da UFRN. "Estamos dando preferência a espécies de sombra como oiti, craibeira, pau-brasil e tento carolina. Essas árvores ajudarão a minimizar os efeitos climáticos na cidade", explica Paulino. O trabalho - que é coordenado também pela professora Rosângela Gondim, do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia - já fez a distribuição aproximadamente mil plantas em pequenas ações educativas.

Agora, o projeto quer expandir sua atuação e, para isso, conta com o apoio do poder público, sindicatos, clubes, escolas e ONGs. Na Cientec, uma tenda será montada para oferecer às crianças aulas de educação ambiental, de hora em hora, com vídeos e palestras de orientação. As escolas que desejarem vão receber também um kit de mudas para que sejam plantadas em suas dependências.

Na próxima semana, quem quiser adotar uma muda, poderá se dirigir à tenda do projeto na Cientec. O projetoestá finalizando também um site onde as doações serão atualizadas em tempo real.

Fonte:diariodenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário