quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Encontrado na Antártida fóssil de baleia primitiva de 49 milhões de anos

Cientistas argentinos encontraram na Antártida restos de uma baleia primitiva, chamada "arqueoceto", de 49 milhões de anos, anunciaram nesta terça-feira pesquisadores.

"O exemplar corresponde a um cetáceo primitivo de 49 milhões de anos. É o primeiro cetáceo adaptado à vida marinha encontrado na Antártida", informa o pesquisador Marcelo Reguero.

Segundo o cientista, os restos encontrados pertencem à família dos basilossauros. "É uma descoberta de muita importância dentro da evolução do grupo de baleias", afirma o especialista. "Representa o registro mais antigo do grupo que deu origem às baleias modernas e aos golfinhos", completa.

"É um exemplo de como a evolução atua. A partir de um antecessor totalmente quadrúpede até evoluir a forma parecida com a de uma baleia foi uma evolução extremamente rápida, muito mais rápida do que se pensava até o momento", comemora.

Reguero estava na expedição que encontrou fósseis de uma mandíbula e de uma fileira de dentes no último mês de fevereiro na Ilha Seymour, na Antártida, onde se situa a Base Marambio, estação argentina no continente.

O cientista é chefe do Projeto de Paleontologia de Vertebrados do Instituto Antártico, além de pertencer ao Museo de La Plata e ao Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet).

France Presse

Fonte:clicrn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário