domingo, 10 de julho de 2011

Xadrez...Esporte que transforma os alunos

Torneio realizado com alunos da Escola Municipal Osvágrio Rodrigues de Carvalho no ano de 2007. Bem que podíamos voltar a fazer torneio de xadrez nessa escola. Fica a sugestão para a direção.

Nenhum outro esporte tem uma relação tão íntima com a educação quanto o Xadrez. Essa relação transformou o jogo de tabuleiro como o segundo esporte mais praticado no mundo. Mas a tendência é que esse percentual aumente ainda mais embalado pela inclusão do xadrez na grade curricular das escolas. No Rio Grande do Norte isso já é realidade e nos colégios Auxiladora, Objetivo, Salesiano, bem como nas redes públicas de São Gonçalo e de Macaíba, existe a obrigação da realização de pelo menos uma aula por semana para os alunos situados na faixa etária entre 6 e 15 anos.

O xadrez também é apontado como um grande impulsionador da imaginação e contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio, além de exercer ainda um importante papel socializante ensinando as crianças a conviverem bem com as questões da derrota e da vitória, mostrando que os resultados não estão relacionados ao fracasso e ao sucesso.

"O xadrez ajuda tanto no desenvolvimento do aluno, que já existe um levantamento realizado no RN demonstrando que grande parte os jogadores de xadrez conseguem aprovação logo no primeiro vestibular. Talvez por isso é que há três anos que o xadrez faz parte da grade curricular dos alunos a partir da segunda série até o nono ano", destacou Lenia Damasceno, que ensina o esporte em três colégios de Natal.

Fonte:tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário