quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Escolas do RN têm dez dias para concluir o Censo Escolar

Cerca de 50% das instituições de ensino ainda não fecharam os dados do Educacenso e prazo final não será prorrogado.

Por Redação


As escolas do Rio Grande do Norte têm até o dia 14 de agosto (domingo) para apresentar os seus dados ao Educacenso 2011. O censo escolar teve início há mais de 70 dias em todo país, mesmo assim, 50,50% das instituições de ensino ainda não fecharam os dados e o prazo final não será prorrogado.

Após o fechamento da etapa de coleta de dados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai abrir um novo prazo de trinta dias apenas para correção de informações por parte das escolas que cumprirem o primeiro prazo. As escolas que perderem o prazo final podem sofrer com perdas de recursos financeiros.

Na rede estadual, a Secretaria de Educação realizou um seminário de lançamento do Educacenso no início do cadastramento e um encontro de trabalho com os 32 técnicos das Diretorias Regionais de Educação (Direds) responsáveis pelo Censo Escolar. Os técnicos foram capacitados para serem multiplicadores das orientações e informações do Censo junto as redes pública e privada dos municípios circunscritos as respectivas Direds.

"O Censo Escolar tem grande importância no planejamento e na definição de prioridades. Ele estabelece uma verdadeira radiografia de como anda a Educação, envolvendo o Ensino Público e Privado, em nosso Estado e no país", destacou a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho.

A coordenação do Educacenso no RN é feita pelo setor de estatísticas da SEEC. De acordo com a coordenadora do setor, Senise Doriana de Souza, a preocupação dos responsáveis pelo levantamento é que as escolas percam o prazo, uma vez que, o cadastramento dos dados requer cuidado e um tempo razoável.

"Como as informações são feitas on-line, se as escolas deixarem para última hora o sistema pode sofrer com congestionamentos. Para as escolas que já fizeram esse cadastro em outros anos, o método agora é mais simples, porém as que não fizeram precisam de um tempo maior para cadastrar aluno por aluno, professor por professor e isso requer tempo" alertou Senise.

A coordenadora lembrou ainda que as escolas da rede privada, muita embora não disponibilizem de recursos do poder público, são obrigadas por força de lei a fazer o cadastramento, além disso, a participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) tem como condição as inscrições do aluno e da escola no Senso Escolar. O lançamento dos dados pelas escolas deve ser feito no módula Situação do Aluno, na página eletrônica do Educacenso: www.educacenso.inep.gov.br

EDUCACENSO
O Censo Escolar é um levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e como referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Fonte:nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário