quarta-feira, 10 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MOSTRA AO PÚBLICO, A VIDA DOS VAQUEIROS

Um dos personagens mais tradicionais do sertão, o vaqueiro, em registros inspirados. É o tom da exposição "Fragmentos de uma tradição", que abre hoje ao público, no Solar Bela Vista, ficando aberta até o dia 25 de agosto. A mostra é assinada pelos fotógrafos Alex Fernandes e Pablo Pinheiro e é a primeira parte do ensaio "Vaqueiros tradicionais do Seridó", projeto criado pelo coletivo Byreçá Foto Potiguar.

Alex Fernandes/Pablo PinheiroExposição integra a série Vaqueiros Tradicionais do SeridóExposição integra a série Vaqueiros Tradicionais do Seridó
Alex e Pablo compilaram 20 fotos coloridas, registradas durante cerca de um ano entre pesquisas e andanças in loco, primeiramente em Acari. Os fotógrafos quiseram retratar aspectos do cotidiano e da tradição deste peculiar grupo humano do interior, desde vestimentas e instrumentos, até o modo de olhar e se mover, as cantigas (aboios), o cavalo e o gado, as formas como o vaqueiro se movimenta, laça, monta e trabalha sua tradição nas cidades e currais.

A região do Seridó foi escolhida pela conjunção de fatores ideais: a flora e fauna singulares, ao lado da tradição do vaqueiro, ainda bastante presente. O cenário e os personagens perfeitos. Os 'modelos' da exposição gostaram bastante do registro, segundo Alex Fernandes. "Uma das coisas mais prazerosas desse trabalho foi a convivência com os sertanejos. A gente começou em pousadas, e logo mais estávamos hospedados na casa deles. Confirmamos a hospitalidade das pessoas do interior", afirma.

O Coletivo Byreçá Foto Potiguar acredita que ainda há uma lacuna no material de registro e catalogação sobre as qualidades do interior brasileiro: é escasso. "A importância do ensaio sobre Vaqueiros Tradicionais do Seridó está não só nas fotos, mas na paixão pelo assunto, que apesar de envolver um tesouro nacional, não parece ter o crédito e o espaço que mereceria na mídia", disseram. Em breve, o grupo continuará seus registros pelo interior seridoense, de Currais Novos a Parelhas.

Fonte:tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário