terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um herói potiguar quer reconhecimento nacional

Se há críticas dirigidas ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, não são ao prédio de arquitetura eclética ou ao nome, dado ao maior herói da história potiguar. A Rua na Cidade Alta que também leva seu nome será palco amanhã para homenagem ao índio Poty, batizado de Felipe Camarão. A data é o da morte heróica de Poty após a vitória contra os holandeses, na Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648. Poty morreu decorrente de enfermidade chamada na época de "febre palustres", a atual dengue.


Promovido desde 2008 por Aucides Sales, iniciativa visa recolher mais assinaturas para viabilizar projeto de lei federal Foto:Fábio Cortez/DN/D.A Press
A idealização do evento - promovido desde 2008 - é do pesquisador Aucides Sales. A programação começará a partir das 8h com coleta de assinaturas nas casas e lojas da área. A finalidade é conseguir apoio e sensibilidade da população para transformar Felipe Camarão em Heroi Nacional a partir de um Projeto de Lei do então senador Marco Maciel. A deputada federal Fátima Bezerra é relatora na Comissão de Educação onde tramita o processo. O abaixo-assinado já conta com mais de três mil assinaturas, desde quando começou a ser coletado.

O ponto alto do evento será o cortejo. Às 9h40, parte da Rua Apodi à Livraria Potylivros, na Rua Felipe Camarão, onde autoridades convidadas, historiadores e professores falarão da importância da coleta das assinaturas a serem entregues à deputada Fátima Bezerra pela professora Eudenice Camarão, descendente do homenageado. Um corneteiro da Brigada Felipe Camarão fará as honras com um toque se silêncio dedicado ao índio potiguar. O grupo de dança Toré - da comunidade do Amarelão, em João Câmara (remanescentes dos índios potiguara) fará a apresentação final.

No período da tarde, a partir das 17h, haverá Mesa Redonda na Potylivros do Praia Shopping para discutir o tema. A programação foi montada pelo Centro de Estudos Indígenas do Rio Grande do Norte e integra a programação do Agosto da Alegria. "Felipe Camarão já é reconhecidamente herói municipal, via lei do vereador Franklin Capistrano. E também tramita na Assembleia Legislativa um Projetode Lei de autoria do deputado estadual Hermano Morais, para dar o mesmo reconhecimento em âmbito estadual. Lutemos agora para colocá-lo em seu lugar merecido no cenário nacional", comenta Aucides Sales.

Felipe Camarão

A notória participação do índio Poty para consolidar o território brasileiro e a ideia de nacionalidade e independência - no início da colonização - desde sempre o credenciam para se tornar o Herói Nacional. Felipe Camarão foi o grande estrategista da Batalha dos Guararapes num momento em que os brasileiros estavam sem apoio de Portugal, seu armamento e contingente da tropa eram inferiores ao do inimigo. Ao fim da batalha, os holandeses perderam dois mil dos cinco mil homens e a tropa comandada por Poty perdeu apenas 200 dos 2,3 mil soldados, e saiu vitoriosa. Felipe Camarão também é patricarca do Exército Nacional e patrono da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada responsável pelo comando dos Batalhões de Infantaria do Rio Grande do Norte e Paraíba.

Fonte:diariodenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário