sábado, 20 de agosto de 2011

Garibaldi vê alternativa ao fator previdenciário


O Fator Previdenciário tem apresentado efeito maior em reduzir o benefício do que em adiar a aposentadoria. Ao fazer essa constatação em evento realizado na manhã de ontem em Nova Lima (MG), o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, enumerou algumas propostas que estão sendo debatidas para substituir o Fator Previdenciário.

A primeira que ele citou foi a implantação de uma idade mínima progressiva. A nova idade mínima, segundo o ministro, começaria com um valor pouco acima da média atual de idade de aposentadoria e aumentaria um ano a cada dois anos, até chegar aos 65 anos de idade. Outra alternativa seria a definição da idade mínima de 65 anos para quem entrar no mercado de trabalho e a aplicação da fórmula 85/95 para os atuais, aumentando progressivamente.

A terceira proposta em estudo, completou Garibaldi Alves Filho, é aumentar o tempo de contribuição, de forma progressiva, até chegar aos 42 anos. O ministro explicou que, se essa fórmula for adotada, o trabalhador poderá se aposentar três anos antes, com desconto, ou até cinco anos depois, com bônus.

Desde a sua implantação, o Fator Previdenciário reduziu em R$ 31 bilhões as despesas da previdência. Garibaldi Alves revelou que, apenas em 2011, está sendo esperada uma economia de R$ 9 bilhões. As informações do ministro foram transmitidas durante palestra que ele realizou para empresários de Minas Gerais em evento organizado na tarde desta sexta-feira (19) pelo grupo VB Comunicação, em Nova Lima (MG).

O pronunciamento do ministro foi transmitido ao vivo pelo seu twitter (@garibaldifilho). Ele encerrou a palestra falando sobre sua missão na Previdência. "Estou lá para servir, para consertar, para tentar melhorar: não estou no ministério para ser servido. Quero um dia dizer que fui digno de ser chamado de político, de homem público.

Fonte:tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário