quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Um lugar para o João-Redondo

O mamulengueiro Chico Daniel, mais famoso mestre potiguar das artes de manipular bonecos, morreu em 2007, mas parte da memória do João Redondo e de personagens deste universo, como Baltazar, sobrevivem graças ao empenho de artistas populares como Raul dos Mamulengos, o próprio filho Josivan de Chico Daniel e artistas como Tio João e Manoel do Fole, bonequeiros que participam a partir de hoje, no Palácio Potengi, do I Encontro de Bonecos e Bonequeiros do RN. O evento integra o programa Agosto da Alegria e consiste em apresentações, exposição de bonecos e rodas de conversas entre gestores, pesquisadores e mestres. Haverá programação também na Feira do Alecrim e no Museu do Homem Missionário, na Vila Feliz, em Pium.
elisa elsieRaul do Mamulengo se apresenta nesta quarta-feiraRaul do Mamulengo se apresenta nesta quarta-feira

As apresentações do João Redondo em Natal são abertas ao público a partir de hoje, às 19h, com exibição de bonecos de Mestres, entre eles Raul do Mamulengo. Raul é natural de São Tomé e começou a brincar de bonecos aos 12 anos, vendo os irmãos Relâmpago Miguel, Zé e Antônio. Faz seus próprios bonecos desde cedo.

Na quinta-feira quem vai se apresentar é uma das poucas bonequeiras mulheres, a dona Dadi. Também estarão lá Werley, Antônio de Rosa, José Rocha, José Cazumbé, Marcelino de Zé Limão, Geraldo Zacarias e Manoel Messias. Na sexta-feira quem se apresenta no Palácio da Cultura é Felipe de Riachuelo, Manoel de Dadica, João Viana e Teodomiro. No sábado, haverá ainda apresentações dos brincantes Genildo Mateus, Manoelzinho, Pedro, Domingos e Dondoca, a partir das 7h da manhã, na Feira do Alecrim.

Já as rodas de conversa e oficinas acontecem dias 1 e 2, das 8h às 12h, no Vila Feliz. O tema de amanhã é Conversas com Mestres e Pesquisadores. Na sexta-feira o assunto será em torno de Registro do Teatro de Bonecos no Nordeste como Patrimônio do Brasil. Participam a secretária Isaura rosado, a presidente do IPHAN-RN Jeane Nesi, e o Presidente da ABTB, Renato Perré. Na sexta haverá oficina de boneco ventríloquo com Augusto, do Ceará, das 14h às 17h, também na Vila Feliz em Pium.

Fonte:tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário