sábado, 6 de agosto de 2011

SANTANA DO MATOS COMPLETA 156 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA




06 de Agosto, dia da emancipação política de Santana do Matos

Aos 13 de Agosto de 1821, através de um alvará do príncipe - regente Pedro de Alcântara, depois chamado de D. Pedro I, foi criada a freguesia de Santana do Matos, que era subordinada à Vila Nova da Princesa, atual Assú, sede do município. Mas aos 11 de Abril de 1833 foi criado o município de Angicos, que desmembrou-se da Vila nova da princesa e Santana do Matos passou a ser subordinada a Angicos.

Os santanenses não se conformaram em ficar dependentes de Angicos, e liderados pelo Pe. João Teotônio, começaram a fazer manobras políticas, enviando pedido à Câmara da Vila Nova da Princesa para que Santana do Matos voltasse a pertencer a ela. A representação dos santanenses, que foi assinada por João Batista da Silva Ferreira e Antônio da Silva Carvalho, pai do futuro barão de serra branca, foi rejeitada, mas os santanenses não desistiram, e em 1835, quando Pe. João Teotônio era deputado estadual, conseguiu aprovar a lei que extinguia o município de Angicos. Era a vez de Angicos se revoltar. Houve violenta reação dos angicanos e chegou-se até a se falar em guerra civil.

A solução encontrada pelo governo do Rio de Janeiro foi fazer o que Santana e Angicos queriam, e assim, a 13 de Outubro de 1836, foi sancionada lei que restaurava o município de Angicos e criava o município de Santana do Matos. Mas a emancipação para Santana não foi ainda definitiva, pois outra lei de 7 de Março de 1853, extinguiu o município, que voltou a pertencer a Assú.

Dois anos depois, através de projeto do Deputado santanense Manoel de Melo Montenegro Pessoa, a lei Nº 314 de 6 de Agosto de 1855, sancionada pela província, restaurou definitivamente o município de Santana do Matos.

E é essa a data da emancipação política do nosso município, que completa nesse ano de 2011, 156 anos de autonomia e que tem a Câmara de vereadores funcionando desde 5 de Setembro de 1855, como prova de governo próprio.

A data 27 de outubro até hoje é confundida pelos santanenses com a emancipação política, mas 27 de Outubro de 1927 foi apenas a data da lei que deu a Santana do Matos o título de cidade, um título formal apenas, pois Santana já existia e tinha governo autônomo desde 6 de Agosto de 1855.

Nenhum comentário:

Postar um comentário