quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Em Apodi parte da produção de tilápia é destinada a merenda nas escolas do município


Iniciativa torna a alimentação das crianças mais saudável e garante renda para o produtor.


A tilápia é um peixe bem comum em várias regiões do estado. agora, faz parte do cardápio da merenda escolar em Apodi. E o melhor: tudo é produzido no próprio municipio por piscicultores da barragem de Santa Cruz

Confira na reportagem de Fabiano Morais e Almir Morais

Um dos peixes mais tradicionais do Rio Grande do Norte e que faz parte do cardápio de muita gente, agora, também faz parte do convívio escolar na hora da merenda. O filé da tilápia tem cortes especiais e vai ao fogo com o capricho das merendeiras. Só de ver já dá vontade de sentir o gosto.

E aqui está a tilápia na merenda. Ela vai para alunos de escolas da rede municipal do ensino básico ao fundamental.

Nesse primeiro momento cerca de 2000 alunos de seis escolas estão sendo beneficiados pelo programa. A meta é para que no primeiro semestre de 2012 todos os alunos do município saboreiem, pelo menos uma vez por semana, a tilápia.

- Nós temos 3,500 alunos nós vamos atingir aos poucos mostrando aceitabilidade que foi testada com eles e introduzindo nas outras escolas, com o treinamento do pessoal que vai aprender a importância da tilápia -explica Izauro Oliveira, secretário de educação / Apodi.

O projeto tem a consultoria do Sebrae que capacitou os envolvidos na produção de tilápia e no manuseio do alimento. A comercialização vinha sendo planejada há alguns meses

- Fizemos uma capacitação na área de manipulação, higiene e processamento de pescado, onde foram capacitadas mais de 30 merendeiras e funcionários da ação social de modo a essas pessoas receberem filé das associações e terem a forma de condução legal e higiênica desse produto, propiciando uma merenda de qualidade para essa crianças - conta Renato Gouveia, gestor do projeto de piscicultura/Sebrae.

Os cursos possibilitaram um novo aprendizado sobre o aproveitamento do peixe

- Nós fazemos o abate através do choque térmico usando o gelo, de lá nos trazemos para a unidade a qual já tem pessoas prontas e uniformizadas com padrões de higiene aceitáveis para beneficiar o peixe e produzir com qualidade aceitável - esclarece o produtor, Francisco José da Costa.

Para a merenda, mensalmente, estão vendidos 100kg inicialmente, mas deve aumentar. Para as famílias produtoras, boas perspectivas.

-Mais uma fonte de renda que aumenta da renda das famílias que produzem o pescado. Estamos entrando nas escolas municipais, em breve entraremos nas escolas estaduais com o nosso produto - comemora Antônio Francisco de França, presidente da. associação dos aquicultores/Apodi.

O novo cardápio, pelo jeito, já tem a aprovação dessa turma. E de uma coisa eles podem ficar tranquilo: é saudável e tem muito valor nutritivo

-Ele é bastante rico em proteínas de alto valor biológico, em relação a vitaminas é muito rico em vitaminas A, D , E e também em minerais como cálcio, fósforo, ferro que ajuda na concentração, na memória melhorando assim aprendizagem das crianças - diz Tázia Tatiane Maia, nutricionista.

Fonte:portal in 360 RN

Um comentário:

  1. A tilapia tem um sabor muito atrante, e voces estao de parabens pelo trabalho que vem desenvolvendo nas escolas.

    ResponderExcluir