segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aquecimento global - causas

Mudanças climáticas afetam vida no planeta

Ronaldo Decicino*
Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação
Foto: Wilsom Dias/Abr

A derrubada de florestas é uma das causas do aquecimento gobal

Para grande parte da comunidade científica, o aquecimento global é o resultado da emissão excessiva de gases relacionados ao efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2). Esse excedente forma uma camada que fica mais espessa a cada ano, impedindo a dispersão da radiação solar e, em consequência, aquecendo exageradamente o planeta.

O aquecimento global está ligado a fenômenos como o degelo nas regiões polares e o agravamento da desertificação. Um aumento de 1o C na temperatura média da Terra seria o suficiente para alterar o clima de várias regiões, afetando a biodiversidade. De acordo com os cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima, da ONU, o século 20 foi o mais quente dos últimos 500 anos, com aumento da temperatura média entre 0,3 oC e 0,6 o C.

Segundo os cientistas, as causas do aquecimento global são, principalmente, a derrubada de florestas e a queima de combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural -, atividades cada vez mais intensas desde o início da Revolução Industrial, em meados do século 18. Esses três combustíveis correspondem a mais da metade das fontes de energia do mundo. Formam, portanto, a base da atividade industrial e dos transportes.

Entre as causas, ainda podemos citar o excesso de gases como metano e óxido nitroso, que são gerados, sobretudo, pela decomposição do lixo, pela pecuária e pelo uso de fertilizantes.



Substâncias químicas artificiais

O dióxido de carbono é um gás essencial à vida, produzido pela respiração dos seres vivos, pela decomposição de plantas e animais, e também na queima de combustíveis fósseis e de florestas. O tempo de sua permanência na atmosfera é de 100 anos, no mínimo. O principal processo de renovação do gás é a sua absorção por oceanos e florestas. No início do século 21, o planeta Terra emite entre oito e nove bilhões de toneladas de CO2 por ano. Desse total, 80% vem da queima de combustíveis fósseis.

As emissões de substâncias químicas artificiais - sobretudo os clorofluocarbonos (CFC), desenvolvidos na década de 1930 para serem usados especialmente como fluidos refrigerantes em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado - intensificam as reações químicas que destroem o ozônio. Sem a camada de ozônio absorvendo parte da radiação ultravioleta B (UVB) emitida pelo sol, as plantas teriam uma redução na capacidade de fotossíntese e haveria maior incidência de câncer de pele e catarata nos humanos.

A diferença entre efeito estufa e aquecimento global é que o efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural, em que os gases da atmosfera funcionam como um anteparo, deixando passar a luz solar para seu interior, mas aprisionando o calor. Sem esse processo seria impossível a vida na Terra, já que a temperatura média seria 33o C menor. Já o aquecimento global é causado pelas atividades humanas e resulta no agravamento desse processo natural.

Quanto ao aparecimento de buracos na camada de ozônio, trata-se de um processo natural, já que, em certas épocas do ano, reações químicas na atmosfera produzem aberturas na camada, mas que depois se fecham. No entanto, a atividade humana acentuou esse processo.

*Ronaldo Decicino é professor de geografia do ensino fundamental e médio da rede privada.

Fonte:educação.uol.com

Obs.: Essa matéria foi postada especialmente para meus alunos, que em caso de dúvidas poderão me enviar perguntas no espaço abaixo da matéria destinado aos comentários, ou também através do mural de recados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário