sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O passeio dos peregrinos

Estátua de santa Rita de Cássia, santa Cruz - Foto:Júnior Santos
Via sacra, Monte das Gameleiras - Foto: Yuno Silva
Santuário dos Mártires, São Gonçalo do amarante -Foto: Júnior Santos
Igreja do Rosário9 1714 ), Natal - Foto: Adriano Abreu

Tádzio França e Yuno silva - Repórteres

História e religião sempre andaram juntas. O Estado vive atualmente um dos seus momentos de fervor religioso, com as comemorações aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, mortos durante a dominação holandesa em 1645. O fato estimula não só rezas, mas também o turismo religioso para gente de todos os credos. As rotas traçam não apenas religiosidade, mas também cultura e história. As celebrações entre Natal, Canguaretama e São Gonçalo do Amarante já começaram, se estendendo até 03 de outubro, com missas, caminhadas, novenas e shows. A programação para os Mártires, terá na sexta-feira e sábado, a partir das 19h, adoração ao santíssimo sacramento, novena e apresentação cultural; no domingo, a partir das 10h, adoração, missa, uma caminhada de Uruaçu até o Monumento dos Mártires, às 18h, e depois show com Luiz Almir e Grupo 100% Romântico; e na segunda (feriado), missas a partir das 7h, no Monumento dos Mártires, Matriz de São Gonçalo do Amarante, Vila de Uruaçu, e shows com o grupo Nova Aliança (14h) e Maria do Rosário (16h).


A rota religiosa potiguar circula por caminhos entre a capital e o interior do estado. Em Canguaretama, a Capela de Nossa Senhora das Candeias, foi o cenário do massacre de Cunhaú, e é também um gracioso monumento colonial do século 17; em Monte das Gameleiras, a Via Sacra é a tradição; Santa Cruz entrou para o roteiro com a estátua de Santa Rita de Cássia, uma das maiores imagens católicas do mundo. Em Natal foi erigida a Basílica dos Mártires, em Nazaré, um prédio moderno, que contrasta com as primeiras igrejas coloniais; o Monte do Galo é a rota para Carnaúba dos Dantas, bem como o Santuário do Lima, em Patu, e o Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Florânia.

SANTUÁRIO DO LIMA, Patu - 380km da capital

Encravado a 430 m etros na Serra do Lima, o santuário é procurado por fiéis interessados em fazer retiros e recorrer à Nossa Senhora dos Impossíveis. O lugar oferece estrutura de hospedagem aos visitantes, e agrega duas igrejas que se destacam pela arquitetura circular. De grande beleza natural, é hoje o ponto turístico mais atraente. Funciona diariamente e serve como cenário para batizados e matrimônios.


VIA SACRA, Monte das Gameleiras - 125km da capital


Próximo à divisa com a Paraíba, o pequeno município com pouco mais de 2,3 mil
habitantes tem vocação para o turismo religioso. A paisagem da Serra da
Borborema serve como incentivo para vencer a trilha demarcada pelas 14
estações da Via Sacra que representam o trajeto vencido por Jesus até o
Calvário. As imagens de cada estação serão recuperadas. No topo, capela,
cruzeiro e local de ex-votos.

MONTE DO GALO, Carnaúba dos Dantas - 220 km da capital

Idealizado por D. José Adelino Dantas, o lugar foi inaugurado em 1927 e reinou por muito tempo como o principal destino do turismo religioso no RN. Com altura de 155 metros, o trajeto feito a pé até o cume leva cerca de uma hora e meia. O caminho é pontuado por 14 estações da Via Sacra, e a estrutura conta com capela, cruzeiro, estátua do galo e sala dos ex-votos. Do alto se avista o Castelo Bivar, de arquitetura medieval.

SANTA RITA DE CÁSSIA, Santa Cruz - 110km da capital

Inaugurada em junho do ano passado, a estátua de Santa Rita de Cássia (56 metros), considerada a maior imagem católica do mundo, é hoje a grande atração do turismo religioso no Estado - só para efeito de comparação, o Cristo Redentor (RJ), tem 38 m. A devoção à Santa das Causas Impossíveis remonta ao século 19, início do povoado. Está construída sobre o Monte Carmelo.


MONUMENTO DOS MÁRTIRES, São Gonçalo do Amarante - 18km da capital

Construído em memória dos Mártires assassinados por índios e holandeses no século 17, o Monumento erguido na comunidade de Uruaçu foi inaugurado em 2000 e é sede das principais celebrações. O local recebe peregrinos de todo o RN interessados em participar da programação religiosa que segue até esta próxima segunda-feira (3), ponto alto do período.

SANTUÁRIO DAS GRAÇAS, Florânia - 240km da capital


Com programação periódica, a paróquia local oferece um cronograma
organizado para visitantes entenderem toda o histórico religioso da
região. No Monte das Graças, onde se localizam o pórtico, as capelas dos
Milagres e de Nossa Senhora das Graças, praça de oração, cada de
ex-votos e as estações da Via Sacra, romeiros iniciaram as peregrinações
ainda no século 19. No Santuário, três estátuas: padre Cícero, padre
Ibiapina e Frei Damião.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, Canguaretama - 90km da capital

Localizada no Engenho Cunhaú, serve como base para as celebrações em memória aos 70 colonos massacrados em julho de 1645. Segundo dados históricos, os fiéis participavam de missa dominical quando foram atacados por cerca de 200 soldados e índios potiguares. Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 2000.


IGREJAS HISTÓRICAS E SANTUÁRIO DOS MÁRTIRES, Natal

A capital potiguar também se configura em uma boa opção para se remontar o histórico da presença da religião católica no RN. O bairro da Cidade Alta concentra as principais: a antiga matriz Nossa Senhora da Apresentação, a primeira igreja construída no Estado (1619); e as igrejas de Nossa Senhora do Rosário (1714) e do Galo (1766). Em 2009, foi inaugurado no bairro de Nazaré, zona Oeste da cidade, a Basílica dos Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, construído para aglutinar as celebrações em torno da memória ao massacre acontecido em 1645.

Fonte:tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário