domingo, 18 de setembro de 2011

Diário de Natal/O Poti celebra mais de sete décadas em atividade

Por Francisco Francerle, da redação do DIARIODENATAL

Este domingo é um dia muito especial para o Diário de Natal/O Poti. Neste 18 de setembro, o jornal chega ao seu 72º aniversário em um história marcada por tradição e compromisso com o leitor. Nessas sete décadas de atuação na imprensa norte-rio-grandense, o primeiro jornal diário de Natal continua acompanhando o crescimento da cidade sempre com muita lucidez. Em todo esse tempo, o veículo também viveu transformações que resultaram numa presença mais marcante no dia a dia dos potiguares, fazendo cumprir o papel para o qual foi criado.

Antenado com o futuro e acompanhando a tendência do jornalismo mundial, o Diário de Natal faz parte de um complexo de comunicação que integra o grupo Diários Associados, conglomerado que está presente em sete estados do país e no Distrito Federal e engloba 50 empresas e veículos, entre emissoras de rádio e televisão, revista, portais, site e jornais como o Correio Braziliense (DF), Estado de Minas (MG) e Diário de Pernambuco(PE). Nas terras potiguares, os Diários Associados mantêm o Diário de Natal/O Poti, a Rádio Clube AM e FM e o portal do DN Online na internet (www.dnonline.com.br), onde o leitor/internauta tem acesso a conteúdos exclusivos, como blogs e notícias em tempo real.

Para o diretor de Gestão do Diários Associados no Nordeste, Guilherme Machado, a empresa se destaca pelo pioneirismo e modernidade. "O Diário de Natal, através de sua versão digital e do DN Online, tem trazido em formato multimídia informações atualizadas durante todo o dia. Com milhões de acessos mensais, vem se consolidando nos meios digitais como o grande portal de notícias, informações e serviços do Rio Grande do Norte. Sempre com o compromisso de credibilidade e imparcialidade nas informações, e na defesa incansável dos interesses do povo potiguar".

Para o diretor institucional Deliomar Soares, os 72 anos do jornal demandam de pioneirismo, seriedade e, acima de tudo, credibilidade. "São poucas empresas que têm condições de se manter por tanto tempo em defesa dos interesses da população do estado, o que mostra que o Diário de Natal é uma grande referência em credibilidade. Daí o motivo de ter conquistado ao longo dos anos o carinho e a admiração do povo potiguar", declara Deliomar Soares.

Em sua história, o DN vem somando prêmios conquistados pela presença marcante na sociedade. Foram 14 prêmios Deusa da Fortuna (CDL), 3 prêmios Ayrton Senna de jornalismo e o mérito de empresa Amiga da Criança, concedido pelo Unicef, além de inúmeros outros conquistados por repórteres. É o jornal mais antigo e influente do Rio Grande do Norte, uma referência de qualidade editorial em diversas áreas, como economia, política, artes e administração pública, mantendo-se na liderança na preferência de leitura entre os potiguares. Coleciona algumas conquistas pioneiras no jornalismo: foi o primeiro jornal no Nordeste a ser impresso no sistema offset, a partir de 13 de junho de 1970 e o primeiro jornal a informatizar seus equipamentos.

Mas uma das principais conquistas, veio há quase dois anos, quando o Diário de Natal inaugurou o complexo de comunicação na avenida Tomaz Landim, na Zona Norte de Natal, onde está contribuindo para o desenvolvimento desta região da cidade. Com uma arquitetura moderna e ambiente espaçoso, a nova sede fica às margens de um dos mais famosos cartões postais da cidade de Natal: o Rio Potengi. Das janelas do prédio, os funcionários têm como inspiração o pôr-do-sol mais tradicional da cidade. A fachada do prédio têm grandes letras e números fazendo uma alusão às antigas companheiras dos jornalistas: as máquinas de datilografia. Isso mostra que, apesar da tradição, o grupo Diários Associados está sempre aberto à renovação e mudanças.

História

Criado durante o auge da Segunda Guerra Mundial, quando Natal tinha apenas 55 mil habitantes, o Diário de Natal chega aos 72 anos de existência misturando-se à história do Rio Grande do Norte. A fundação ocorreu em 18 de setembro de 1939 com nome de O Diario, por Valdemar Araújo, Aderbal de França, Djalma Maranhãoe Rivaldo Pinheiro, em abril de 1942 foi vendido a Rui Moreira Paiva, então representante da Companhia de Navegação Costeira. Em 25 de janeiro de 1945, o periódico foi comprado pelo grupo Associados, de Assis Chateaubriand. A mudança de nome do jornal para O Diário de Natal ocorreu no dia 4 de março de 1947. A circulação aos domingos começou em 22 de junho do mesmo ano. O jornal era vespertino e menos de um ano após sua criação o jornal passou de quatro para oito páginas.

Em 1945, passou integrar o grupo Diários Associados. Dois anos depois o jornal mudou de nome para o que permanece até hoje, passando a publicar artigos diários de Assis Chateubriand. Apenas em 29 de julho de 1954 o jornal apresentou sua primeira versão diária e somente em 1970 é que o veículo passou a ser matutino, após mudanças na impressão. As instalações, da rua Doutor Barata, foram para a Frei Miguelinho e depois para um prédio localizado na ladeira da avenida Rio Branco, também próximo à Ribeira. Só em 1970 a sede foi para a avenida Deodoro da Fonseca e, nessa mesma época, foi criado o setor de pesquisa e a capa e contracapa passaram a ser coloridas.

Pioneirismo

Nos anos 90, o pioneirismo continuou a marcar o jornal. O Diário foi o primeiro a ilustrar as matérias com fotos coloridas. Em 1995, o jornal foi informatizado, trocando as tradicionais máquinas de datilografia por computadores. Na avenida Deodoro permaneceu até fevereiro de 2010, transferindo a sede do Centro para a Zona Norte apostando e valorizando a região que mais se desenvolve em Natal. Em todos esses anos, o jornal marcou presença nos maiores acontecimentos do Estado e vem ajudando na formação de diversos profissionais desde a época em que o RN ainda não tinha um curso superior na área de comunicação.

Em 2009, mais uma vez, o jornal muda o projeto gráfico e editorial e extingue O Poti, edição que circulava aos domingos, e retoma a circulação diária, valorizando a marca Diário de Natal. Mas no dia 20 de março deste ano, a pedidos dos leitores e assinantes a edição dominical, O Poti volta a circular com formato standard e com estilo próprio voltando a ser leitura obrigatória dos potiguares aos domingos. O retorno de O Poti foi comemorado por toda sociedade, especialmente pelos leitores e o mercado anunciante no estado que sempre identificaram no periódico como nº 1 em credibilidade no jornalismo potiguar.

DepoimentosDepoimentosDepoimentosDepoimentosDepoimentosDepoimentos

"Ao longo dos anos, o Diário de Natal mudou. Mas, há coisas que o tempo não altera. O respeito pelo leitor e a dedicação à nossa terra se mantêm em cada edição. Pela importância que tem no desenvolvimento do nosso estado, desejo que o DN possa continuar participando de uma imprensa livre e que nunca mais possamos experimentar qualquer tipo de censura. Este é o maior presente para jornalistas e leitores".

Rosalba Ciarlini, Governadora do Rio Grande do Norte

"O Diário de Natal nasceu sob o signo da coragem e da luta pela liberdade. Foi criado para combater o nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, vem exercendo importante função na imprensa do Rio Grande do Norte, noticiando o cotidiano potiguar, ajudando a escrever a nossa história e assumindo a defesa das melhores causas de nosso povo".

Ricardo Motta, Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

"O Diário de Natal e principalmente a população norte-rio-grandense estão de parabéns nos 72 anos de história e comunicação desse importante veículo. Além de vitrine e registro dos grandes acontecimentos, o Diário vem contribuindo fortemente para a construção da cidadania plena e amadurecimento das instituições e da própria democracia em terras de Poty".

Manoel Onofre, Procurador Geral de Justiça do RN

"Os 72 anos de fundação do Diário de Natal são um atestado de liderança e maturidade de um jornal comprometido com a defesa intransigente dos interesses maiores do Rio Grande do Norte ao longo de sua exitosa história. Segundo jornal do Norte e Nordeste a implantar o moderno sistema de composição a frio (off-set) que revolucionou o jornalismo provinciano na década de 70, com independência e isenção. Primeiro jornal a chegar a todas as regiões do Estado proporcionando a integração do interior com a capital através de um veículo de comunicação, valorizando a cultura de cada uma delas, mediante a divulgação de suas potencialidades. Por isso, saudamos os 72 anos fecundos como marco no pioneirismo da imprensa potiguar, da qual tem sido o destacado intérprete das aspirações da comunidade norte-rio-grandense".

Valério Mesquita, Presidente do Tribunal de Contas

"Existe um diário há quase três quartos de século. O Diário é tradição e luta para ser modernidade".

Diogenes da Cunha Lima, Presidente da ANL

"O Diário de Natal é um dos mais importantes veículos de comunicação do Rio Grande do Norte. É uma grande vitória um impresso permanecer circulando por tantos anos. Apesar de toda crise que tem afetado os meios de comunicação ao longo das décadas, o Diário resiste com bravura empregando jornalistas e informando à população. Esperamos que o respeito ao profissional continue delimitando os caminhos desse jornal".

Nelly Carlos, Presidente do Sindjorn

"A criatura humana é um ser em relação permanente com os semelhantes, com Deus e com as coisas criadas. É, portanto, uma criatura essencialmente comunicativa, comunicante. Assim sendo, ela é, também, o mais eficiente meio de comunicação. Por isso mesmo, como ser comunicante, não se fecha emsi mesmo. Ao contrário, abre-se aos outros em processos e meios de comunicação, os mais diversos e complexos. Provavelmente, os meios impressos - jornais, revistas, boletins, panfletos etc - são os menos complexos na transmissão dos conteúdos - informações, mensagens, ordens... Os jornais têm cumprido um papel importante na vida das comunidades: disseminar informações, denunciar desmandos, anunciar boas novas. Neste sentido, creio que o Diário de Natal tem cumprido sua função social. Quero, pois, com estas palavras, parabenizar este jornal, seus idealizadores, fundadores e atuais gestores e funcionários pelos 72 anos de existência. Desejo, também, que continue cumprindo a missão de bem informar, para que os potiguares continuem se orgulhando de seus jornais e seus jornalistas. Parabéns e que Deus os abençoe".

Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo de Natal

"O Diário consegue se manter forte durante todo esse tempo, mesmo diante de tantos problemas econômicos, e seguindo uma linha editorial digna de elogio e que honra o povo norte-rio-grandense. Acompanho o Diário de Natal desde o tempo de Luiz Maria Alves, passando pelas mudanças empreendidas por Albimar Furtado e as mais recentes que deram ao jornal uma linguagem atual que alcança todos os níveis intelectuais e até os mais simples, atingido os interesses da população".

Pr. Alfredo Galvão, Presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos de Natal (OPEN)

"Informação é algo essencial à vida em sociedade e parte do processo de formação do cidadão. Uma das bases da boa educação, a informação de qualidade é essencial para a formação da opinião e do senso crítico, tão presentes nos ambientes acadêmicos mundo afora. É motivo de orgulho para mim, em nome da Universidade Potiguar, poder parabenizar um dos mais tradicionais veículos de comunicação do Rio Grande do Norte, que tanto contribui para a valorização da educação no Estado. Nos seus mais de 30 anos, a UnP pôde fazer parte dessa trajetória de sucesso, e mais que isso, contou com o importante apoio deste veículo para a disseminação de informações importantes e úteis à sociedade. Parabéns, Diário de Natal!".

Sâmela Gomes, Reitora UnP

Fonte:diariodenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário