quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Clientes da Caern com duas contas em atraso podem ter água cortada em cinco dias

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou esta semana a apresentação de débitos em 700 residências localizadas na cidade de Caicó, trabalho que será estendido até o início de outubro às cidades de Currais Novos, Cruzeta e Jucurutu. O cliente que está com duas ou mais contas em atraso e receber o comunicado de débito deve procurar, imediatamente, o escritório ou o boxe da Caern na Central do Cidadão mais próxima para pagar à vista ou negociar parcelamento sob pena de ter suspenso o fornecimento de água no prazo de cinco dias após a entrega do aviso. Segundo o chefe da Unidade de Controle, Arrecadação e Combate à Fraude, João Gabriel Assunção, o trabalho foi intensificado no Seridó e em seguida o mutirão de cobrança vai para a região do Alto Oeste.

O chefe da Unidade de Controle, Arrecadação e Combate à Fraude da Caern, João Gabriel Assunção, destaca que o pagamento das contas é fundamental para que a Companhia tenha condições de prestar um melhor serviço ao consumidor. "Estamos oferecendo todas as condições para que o cliente possa regularizar a situação junto à Caern. Não queremos cortar a água de ninguém. Ao contrário, estamos negociando todas as contas em condições especiais de pagamento", informa Assunção. Além de ter a ligação de água cortada, o consumidor que não regularizar a situação junto à Caern poderá ter seu nome incluído no SPC e Serasa.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que o corte no fornecimento de água só é feito 30 dias após o envio de comunicado de suspensão do serviço ao usuário, conforme o Parágrafo 2º do Artigo 40 da Lei do Saneamento (11445/07). Isto em virtude do não pagamento pelo serviço prestado. Vencido o prazo, o corte poderá ser efetuado em até cinco dias.

Nos últimos meses, a Caern vem intensificando as ações na área comercial. O objetivo é melhorar o desempenho financeiro da empresa e melhorar a qualidade do serviço prestado. Uma das ações neste sentido foi a implantação do sistema de faturamento com entrega simultânea de contas, que hoje está implantado em quase todas as gerências regionais da Caern. O método permite ao cliente saber, no ato da leitura, quanto vai pagar, o que possibilita, inclusive a oportunidade de verificação de eventual equívoco na conta durante a operação in loco. O sistema também proporciona outro avanço. Se existir débito anterior em determinado imóvel, é emitido um comunicado sobre esta dívida e de imediato, o consumidor recebe o extrato do débito em aberto para eventual pagamento.

Outra ação importante da Caern para melhorar o atendimento é a constante implantação e substituição de hidrômetros em Natal e no interior, o que reduz o índice de perda de água, estimulando o consumidor a fazer o uso correto da água, que passa a ter o consumo corretamente medido. "A empresa vem investindo pesado na melhoria da sua estrutura de atendimento. No início de setembro, a Caern adquiriu, com recursos próprios, 146 veículos (84 automóveis e 62 motocicletas), que estão sendo utilizados nos serviços de atendimento ao cliente, nas áreas de operação e manutenção", explica o diretor-presidente da Companhia, Walter Gasi.

Fonte:rn.gov.br

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